― Advertisement ―

spot_img

Festival Parque Aberto deste domingo (27) recebe Congo e Chorinho

O Festival Parque Aberto do próximo domingo (27) vem trazendo uma programação musical com muito Congo e Chorinho, contando com a presença da Banda Congo Raízes da Barra, de Barra do Jucu, e com o Duo Ladeira Pernambuco.

Ao todo, serão disponibilizados 2.500 ingressos gratuitos na plataforma Sympla, a partir do meio-dia desta terça-feira (22). Clique aqui e garanta o seu – lembrando que é necessário ter uma conta cadastrada no Sympla para conseguir acesso aos ingressos, limitados a duas unidades por CPF. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.

Apresentações culturais

O tradicional ritmo do Congo Capixaba chega ao Parque Cultural Casa do Governador, com a Banda de Congo Raízes da Barra. Orgulho da comunidade de Barra do Jucu, a banda mantém vivos seus costumes e tradições, transmitindo seus conhecimentos sobre o ofício para crianças, jovens, adultos e idosos, e permitindo a perpetuação da cultura local, além da propagação da mesma para além do próprio território.

Em seguida, curtimos também o Duo Ladeira Pernambuco que executa o gênero musical do Chorinho, patrimônio cultural do Brasil. Trazendo um repertório com influências do começo do século XX, o Duo promete encantar o público, promovendo uma experiência musical envolvente.

Formado por Matheus Pereira, violonista, e Anna Carolina Spano, flautista, o Duo Ladeira Pernambuco destaca-se pela trajetória de pesquisa da história da música e formação de repertório com elementos da música popular brasileira tradicional.

Esculturas

Divididas em esculturas, instalações e projetos de intervenção, as produções foram realizadas por 17 artistas do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. São trabalhos resultantes do edital lançado em 2023 para selecionar propostas artísticas, visando às exposições permanentes e temporárias do parque.

Além de se adaptarem à área externa natural do parque, totalizando 26 obras, as produções se correlacionam e difundem trabalhos de artistas locais e nacionais, contribuindo para os campos das artes visuais, do meio ambiente e da tecnologia.

O parque

Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o parque foi inaugurado em maio de 2022, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local, tornando-se ainda a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo – que reúne atualmente 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.

Ocupando uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque Cultural Casa do Governador tem sua infraestrutura compartilhada pela Secult e pela Secretaria do Governo (SEG). Aberto à visitação gratuita, o espaço propõe um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.

Dica: Aconselhamos levar cadeiras ou cangas para uso durante o evento.

Regras do parque:

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:

 

  • Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente na garagem do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), próximo ao parque;
  • Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso;
  • A entrada no parque será permitida até as 12 horas;
  • A permanência no parque será até as 13 horas (encerramento do evento);
  • O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda.
  • É proibido retirar plantas do parque;
  • É proibido fumar no local;
  • É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
  • Não é permitido usar área da praia;
  • É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
  • É permitido entrar com bicicleta, mas não pode pedalar dentro do parque;
  • Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.

 

Serviço:

Festival Parque Aberto
Data: 27/10 (domingo)
Horário: A partir das 09 horas
Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla.