A Escola Nacional de Ciência Estatísticas (ENCE) abriu o processo seletivo do programa de pós-graduação em População, Território e Estatísticas Públicas. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas para o Mestrado e 10 vagas para o Doutorado para 2025. As inscrições para o programa, que só ocorre uma vez por ano, devem ser feitas pelo link disponível aqui.
As inscrições vão até o dia 16 de setembro, a prova escrita será realizada em 18 de outubro de 2024 e as entrevistas ocorrerão entre os dias 26 e 27 de novembro. O início das aulas está previsto para março de 2025. A ENCE reserva de 25 a 30% das vagas para pessoas pretas e pardas, indígenas e membros de comunidades quilombolas e de povos tradicionais, os interessados em concorrer devem se manifestar no ato da inscrição.
“O processo seletivo é composto de 3 etapas eliminatórias e classificatórios, a primeira é a checagem da documentação que deve estar completa; a segunda se caracteriza pela aplicação de prova discursiva sobre os conhecimentos relativos à área de concentração do programa e a última é a entrevista. É importante que o candidato se organize com os prazos e se prepare para participar das etapas do processo seletivo”, explicou a Coordenadora da pós-graduação da ENCE, Angelita Carvalho.
O programa da ENCE é voltado à formação de pesquisadores e profissionais capacitados para desenvolver e aplicar abordagens teóricas, modelos e métodos na análise de processos socioespaciais, e para a produção de informações e estatísticas públicas que ampliem o conhecimento sobre a realidade populacional e territorial.
“O programa oferece grande quantidade de bolsas de estudo. Esperamos que o número de candidatos aumente, dado o reajuste no valor das bolsas de mestrado e doutorado, a qual remuneração, atualmente, é R$2200 para o mestrado e de R$3100,00 para o doutorado, e também com a possibilidade de acumulação com atividades remuneradas” afirmou Angelita Carvalho.
O Mestrado e Doutorado da ENCE têm nota 5 no sistema de avaliação da CAPES, sendo reconhecido pela excelência do corpo docente e pela consistência e atualidade das linhas de ensino e pesquisa. O programa possui como diferencial ser parte do IBGE e oferecer oportunidades de contato direto com a produção e análise de estatísticas públicas.
O corpo docente da ENCE é composto por doutores qualificados em diversas áreas, incluindo Estatística, Demografia, Economia, Engenharia de Sistemas e Computação, Geografia, Engenharia de Produção, História, Saúde Pública e Meio Ambiente. Além disso, a Escola Nacional de Ciências Estatísticas conta com doutores em População, Território e Estatísticas Públicas formados pelo próprio programa.
Editoria: IBGE | Esther Gama (sob supervisão dos editores)