O Espírito Santo mantém a redução do número de homicídios alcançada ano a ano nessa década, apesar de algumas “ilhas de exceção” que estão demandando maior cuidado das autoridades da área da segurança pública.
O mês de agosto fechou mantendo a tendência de baixa. No mês, foram -3,5% em relação ao mesmo mês de 2023 (61 naquele ano e 59 neste), e no período de janeiro a agosto o Estado teve redução de -10,4% no número de homicídios: 642 em 2023 e 575 em 2024.
Os dados estão no Painel de Homicídios da Secretaria de Segurança Pública, que detalha as ocorrências município por município. Todas as cinco regiões de administração da Segurança Pública mostraram queda, com destaque para a Serrana, com redução de -26,8%.
Os sinais de alerta, na Região Metropolitana, estão em Cariacica, Serra e Viana.
Cariacica teve redução de -4% no total, mas aumentou 32% na área do 7o Batalhão, compensado pela redução de -50% na região de policiamento da 16a Companhia Independente.
Viana teve um aumento de 120% no número de homicídios no período, saindo de cinco para 11. O impacto geral nos números absolutos foi baixo porque é o segundo município de menor população da Região Metropolitana.
Serra, entretanto, com grande população, teve aumento este ano de 6% no número de homicídios, puxados pelos 26% da região da 14a Companhia Independente.
Vitória teve redução de -12%, com grande contribuição dos -75% da região sob controle da 12a Companhia Independente.
Vila Velha teve o melhor desempenho em segurança pública na Grande Vitória, com redução de -23% no número de homicídios nos dois primeiros quadrimestres do ano, com queda nas áreas de todas as unidades. Guarapari caiu -19%.