― Advertisement ―

spot_img

Comissão aprova projeto que abre novo prazo para recadastramento de armas de uso permitido ou restrito

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que abre prazo para o recadastramento, junto à Polícia Federal e...

Escritora lança livro de crônicas sobre o universo feminino no Dia Internacional da Mulher

Elaine Dal Gobbo reúne em “Agridoce” 22 crônicas sobre o universo feminino

O Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (08), foi a data escolhida pela jornalista e escritora Elaine Dal Gobbo para o lançamento de seu livro “Agridoce”, obra que reúne 22 crônicas sobre o universo feminino. O evento tem início às 19h30, no Espaço Cultural Thelema, Centro de Vitória. Na ocasião, haverá um bate-papo com a autora, em torno de sua obra, além de apresentação musical da sambista Elaine Augusta. 

“Agridoce” aborda temas duros, como violência doméstica, gordofobia, desvalorização do trabalho feminino e os papéis impostos às mulheres na sociedade patriarcal. Entretanto, nem tudo é aspereza. A sororidade, ou seja, a cooperação, o acolhimento entre as mulheres, também compõem a antologia, na qual a autora homenageia algumas mulheres que marcaram a sua vida – professoras, avós e amigas, entre outras.

Essa é a razão de o livro chamar-se “Agridoce”, pois aborda não somente as opressões vividas pelas mulheres na sociedade patriarcal, mas também como elas se fortalecem juntas, possibilitando umas às outras boas lembranças e aprendizados. “Costumo dizer que ‘Agridoce’ traz reflexões de uma vida inteira, baseadas em experiências que vivi, nas que presenciei e nos diversos questionamentos que formulava diante disso”, afirma Elaine Dal Gobbo.

Ela acredita que muitas mulheres vão se identificar com a obra ou parte dela. Seu objetivo, ressalta, é levantar discussões sobre a realidade da mulher, inclusive descontruindo coisas que são muito naturalizadas na sociedade, mas que precisam ser revistas. Para ela, “Agridoce” não é um livro somente para o público feminino. É também para os homens, que têm seu lugar na desconstrução do machismo.

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), e lançado pela Editora Maré, o livro contou com um time completamente feminino. Além da apresentação musical de Elaine Augusta, o lançamento contará com produção de Thalia Peçanha. “Agridoce” traz, na capa, ilustração de Laissa Gamaro. O prefácio é da atriz e poeta Suely Bispo. Na contracapa, uma apresentação da jornalista e escritora Mariana Bueno.

Serviço:
Lançamento do livro “Agridoce”
De Elaine Dal Gobbo
Quando: 08/03 (sexta-feira)
Horário: às 19h30
Local: Espaço Cultural Thelema, Rua Graciano Neves, 90, Centro de Vitória
Entrada franca