― Advertisement ―

spot_img

Dicas Essenciais para Economizar na Sua Próxima Compra em uma Loja de Construção

Uma das principais etapas é decidir onde comprar os materiais. As lojas de construção oferecem uma ampla variedade de opções, mas também podem pesar...

Empresa spin-off: o que é, como funciona e exemplos reais

Uma empresa spin-off funciona de modo parecido com o universo do cinema, que criou o termo para quando um personagem coadjuvante se destaca na produção e, posteriormente, ganha uma sequência apenas sua, contando a própria história. Nos anos 60, esse conceito foi levado ao mundo dos negócios.

Ele foi adaptado para nomear a companhia criada por outra organização já consolidada, tendo atividades diferentes, geralmente complementares. Em outras palavras, podemos dizer que spin-off é uma empresa que respira inovação e expansão da marca-mãe, com crescimento escalável e rentável a longo prazo.

Para aprender mais, leia até o final e confira o que é uma empresa spin-off, quando ela é criada, como funciona, benefícios e, ainda, exemplos de grandes corporações que realizaram esse tipo de operação.

O que é uma empresa spin-off?

A empresa spin-off é uma companhia criada a partir de outra que está consolidada no mercado. A organização-mãe possui a maior parte da sociedade, mantendo o controle administrativo das operações. É como se fosse um braço da companhia, mas com outro CNPJ, sendo legalmente independente.

E qual é a sua relação com as operações de M&A? É porque, como são independentes, podem realizar fusões ou serem adquiridas por investidores e outras empresas, entrando em processo de aquisição. 

Além disso, podem fazer IPO (Initial Public Offering) e participar da bolsa de valores.

Com gestão e operações separadas da marca-mãe, a spin-off permite que os sócios se concentrem diretamente nas atividades principais de suas organizações.

Portanto, ela é considerada uma forma de diversificar os negócios e ampliar o portfólio corporativo.

Outro motivo pode ser quando a empresa é criada a fim de ser vendida futuramente ou, então, investidores adquirem parte ou totalidade da participação de uma spin-off, incorporando-a na sua operação;

É importante não confundir spin-off com uma startup. Isso porque a segunda é um modelo de negócio criado do zero por empreendedores independentes, escalável e geralmente associado à tecnologia. 

Como funciona uma empresa spin-off?

Como ela é uma empresa independente da companhia-mãe, a spin-off possui os próprios processos e gestão. Logo, tem operações adaptadas ao negócio, sendo consideradas mais ágeis e eficientes a fim de acelerar seu crescimento.

Com objetivos, metas, planejamento estratégico e autonomia, ela tem maior possibilidade de alavancar os resultados, pois, além disso, tem seu nome vinculado à reputação da empresa-mãe.

Quais os benefícios de uma empresa spin-off?

Os principais benefícios de uma empresa spin-off são: possuir uma estrutura mais flexível e dinâmica com 100% de foco em resultados; utilizar talentos internos como líderes, gestores e colaboradores; e ter uma grande vantagem competitiva ao ser associada à marca fundadora.

Adicionalmente, podemos citar outras vantagens, como maiores chances de crescer de modo escalável e gerar alto faturamento, afinal, ela já nasce com um planejamento mais sólido de redução de custos e uso eficiente de seus recursos humanos e capitais.

E mais:

  • focada em nichos de mercado que não são atendidos pela empresa-mãe, o que aumenta o alcance de novos clientes e a competitividade no mercado;
  • mesmo na sua fase inicial conta com a experiência e o conhecimento de mercado da companhia fundadora, fortalecendo a marca;
  • possibilidade de diversificar o negócio de forma lucrativa e planejada;
  • chance de lucrar com a venda da marca futuramente;
  • maior foco nas operações do próprio negócio, não dividindo a gestão com a organização-mãe.

No ano passado teve crescimento de spin-offs corporativas no universo da Wall Street! Só em 2023, empresas dos Estados Unidos divulgaram 44 novas cisões, concluindo 20 delas, representando um valor total de R$ 61 bilhões.

Isso mostra os grandes benefícios ao investir nesse modelo de negócio: não é à toa que marcas renomadas e reconhecidas mundialmente estão focando suas habilidades em criar empresas spin-offs. Para 2024, outras três companhias divulgaram novas cisões, como Johnson & Johnson, Kellogg e 3M.

Fique de olho no mercado e identifique boas oportunidades. Às vezes, elas estão mais perto do que você imagina. Bons negócios!

Fonte: Capital Invest, uma das principais boutiques de M&A no Brasil, com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro para avaliação, compra e venda de empresas.