Uma empresa spin-off funciona de modo parecido com o universo do cinema, que criou o termo para quando um personagem coadjuvante se destaca na produção e, posteriormente, ganha uma sequência apenas sua, contando a própria história. Nos anos 60, esse conceito foi levado ao mundo dos negócios.
Ele foi adaptado para nomear a companhia criada por outra organização já consolidada, tendo atividades diferentes, geralmente complementares. Em outras palavras, podemos dizer que spin-off é uma empresa que respira inovação e expansão da marca-mãe, com crescimento escalável e rentável a longo prazo.
Para aprender mais, leia até o final e confira o que é uma empresa spin-off, quando ela é criada, como funciona, benefícios e, ainda, exemplos de grandes corporações que realizaram esse tipo de operação.
O que é uma empresa spin-off?
A empresa spin-off é uma companhia criada a partir de outra que está consolidada no mercado. A organização-mãe possui a maior parte da sociedade, mantendo o controle administrativo das operações. É como se fosse um braço da companhia, mas com outro CNPJ, sendo legalmente independente.
E qual é a sua relação com as operações de M&A? É porque, como são independentes, podem realizar fusões ou serem adquiridas por investidores e outras empresas, entrando em processo de aquisição.
Além disso, podem fazer IPO (Initial Public Offering) e participar da bolsa de valores.
Com gestão e operações separadas da marca-mãe, a spin-off permite que os sócios se concentrem diretamente nas atividades principais de suas organizações.
Portanto, ela é considerada uma forma de diversificar os negócios e ampliar o portfólio corporativo.
Outro motivo pode ser quando a empresa é criada a fim de ser vendida futuramente ou, então, investidores adquirem parte ou totalidade da participação de uma spin-off, incorporando-a na sua operação;
É importante não confundir spin-off com uma startup. Isso porque a segunda é um modelo de negócio criado do zero por empreendedores independentes, escalável e geralmente associado à tecnologia.
Como funciona uma empresa spin-off?
Como ela é uma empresa independente da companhia-mãe, a spin-off possui os próprios processos e gestão. Logo, tem operações adaptadas ao negócio, sendo consideradas mais ágeis e eficientes a fim de acelerar seu crescimento.
Com objetivos, metas, planejamento estratégico e autonomia, ela tem maior possibilidade de alavancar os resultados, pois, além disso, tem seu nome vinculado à reputação da empresa-mãe.
Quais os benefícios de uma empresa spin-off?
Os principais benefícios de uma empresa spin-off são: possuir uma estrutura mais flexível e dinâmica com 100% de foco em resultados; utilizar talentos internos como líderes, gestores e colaboradores; e ter uma grande vantagem competitiva ao ser associada à marca fundadora.
Adicionalmente, podemos citar outras vantagens, como maiores chances de crescer de modo escalável e gerar alto faturamento, afinal, ela já nasce com um planejamento mais sólido de redução de custos e uso eficiente de seus recursos humanos e capitais.
E mais:
- focada em nichos de mercado que não são atendidos pela empresa-mãe, o que aumenta o alcance de novos clientes e a competitividade no mercado;
- mesmo na sua fase inicial conta com a experiência e o conhecimento de mercado da companhia fundadora, fortalecendo a marca;
- possibilidade de diversificar o negócio de forma lucrativa e planejada;
- chance de lucrar com a venda da marca futuramente;
- maior foco nas operações do próprio negócio, não dividindo a gestão com a organização-mãe.
No ano passado teve crescimento de spin-offs corporativas no universo da Wall Street! Só em 2023, empresas dos Estados Unidos divulgaram 44 novas cisões, concluindo 20 delas, representando um valor total de R$ 61 bilhões.
Isso mostra os grandes benefícios ao investir nesse modelo de negócio: não é à toa que marcas renomadas e reconhecidas mundialmente estão focando suas habilidades em criar empresas spin-offs. Para 2024, outras três companhias divulgaram novas cisões, como Johnson & Johnson, Kellogg e 3M.
Fique de olho no mercado e identifique boas oportunidades. Às vezes, elas estão mais perto do que você imagina. Bons negócios!
Fonte: Capital Invest, uma das principais boutiques de M&A no Brasil, com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro para avaliação, compra e venda de empresas.