― Advertisement ―

spot_img

Dólar renova alta histórica atingida com anúncio de medidas fiscais do governo

O dólar encerrou a última sessão em alta de 1,13%, cotado a R$ 6,06. Com o valor, houve uma renovação da máxima histórica. O cenário...

Em três meses, CRE Metropolitano atende mais de 3,9 mil usuários dentro do Programa de Órtese Oftalmológica

Desde o início da distribuição de órteses oftalmológicas (óculos de grau), em abril deste ano, por meio do Programa de Órtese Oftalmológica, da Secretaria da Saúde (Sesa), a Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV) e o Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano já realizaram 3.973 atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes dos 23 municípios que compõem a Região Metropolitana de Saúde. A ação continua durante todo o ano.

O superintendente da Regional de Saúde de Vitória, Heber Lauar, ressalta que a adesão está sendo bem positiva. “Percebe-se que os usuários, após o primeiro atendimento, quando chegam para buscar os óculos ficam muito satisfeitos. O objetivo do Programa é trazer mais qualidade de vida a essas pessoas. Os municípios estão aderindo bem à proposta por meio de suas Unidades Básicas de Saúde (UBS), lembrando que é uma ação que vai continuar durante todo o ano de 2024”, frisa.

Os municípios contemplados são: Afonso Cláudio, Aracruz, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

A dona de casa Vilma Santos da Luz, de Cariacica, recebeu os seus óculos e contou estar muito satisfeita. “Há muitos anos, perdi a visão de um dos olhos. Recentemente, fui atendida na Santa Casa de Misericórdia, onde o médico me passou a receita. Lá mesmo me informaram que entrariam em contato e, em oito dias, o CRE Metropolitano me acionou. Vim aqui, passei pelo atendimento, medição e escolha da armação e, agora, estou recebendo meus óculos. Estou muito satisfeita”, disse.

Usuária do CRE Metropolitano, onde também é atendida em várias especialidades médicas, Vilma Luz comentou que sempre foi muito bem recebida. “Difícil foi escolher a armação, mas as meninas me ajudaram e já fui lá fora ver se a lente fica escura no sol. Está perfeita. A gente sem trabalho, só tem a agradecer, porque óculos custa muito caro”, acrescentou.

Outro usuário que compareceu ao CRE Metropolitano para buscar os óculos foi Alex de Souza Ferreira, 29 anos, de Cariacica, que veio na companhia do pai, Paulo Sergio Ferreira. É a segunda vez que o jovem passa pelo Programa de Órtese Oftalmológica da Secretaria da Saúde. “Estou gostando mais dessa armação. Fiquei lindão com esse novo óculos! Todos me recebem sempre muito bem. Faz uns dez anos que venho aqui para ser atendido pelos médicos”, disse.

Como abrir o processo

Para abrir o processo e ter acesso a órteses oftalmológicas (óculos de grau), é necessário que o usuário vá à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, munido dos documentos necessários. Após a entrega correta dos documentos solicitados, as secretarias municipais de saúde os encaminharão ao CRE Metropolitano para análise. Os documentos, estando de acordo, são realizados os agendamentos. Entretanto, a comunicação aos usuários sobre o dia e horário para o recebimento da órtese oftalmológica deverá acontecer pela UBS.

Posteriormente, na data e horário agendados, com os documentos originais em mãos, o usuário deverá se dirigir ao CRE Metropolitano, no Setor de Órtese e Próteses, para receber os óculos. O setor fica localizado no 1° andar, dentro da Unidade de Oftalmologia. Contato: (27) 3636-2681/ 3636-2653.

Quais documentos levar para a UBS e solicitar o seu óculo de grau pelo SUS:

– A receita de óculos fornecida e carimbada por médico oftalmologista do SUS, com data não superior a um ano;

– Original do Cartão SUS e RG, CPF;

– Comprovante de residência (em nome do paciente). Se o mesmo estiver em nome do cônjuge, levar a certidão de casamento. Caso more de aluguel ou casa de terceiros, levar declaração simples do proprietário que comprove a condição de morador naquele endereço. A declaração não precisa ser registrada em cartório;

– Dispor dois números de telefone para contato;

– Para crianças e adolescentes, é necessário levar a certidão de nascimento ou RG e RG do responsável. E em caso de pessoa com deficiência, levar o RG do responsável.

 

spot_img