Enquanto o Espírito Santo comemora o maia baixo índice de homicídios da história e o Norte litoral apresenta a mais forte redução na criminalidade de todas as regiões capixabas, a microrregião Noroeste acende a luz amarela.
Depois de ter fechado 2024 sem redução de homicídios em nenhum dos municípios, pelo contrário com alguns até mostrando números ascendentes muito acima da curva, o ano de 2025 começa de forma muito complicada.
Nós três primeiros dias do ano três corpos foram encontrados com sinais de violência em espaço geográfico próximo – dois dentro de uma casa no Córrego Sapucaia, em Vila Paulista, e outro dentro de um carro incendiado próximo aos limites de Barra de São Francisco e Água Doce do Norte.
Registrem-se, ainda, dois episódios preocupantes nas primeiras horas do ano: o conflito generaliza entre grupos de jovens (as imagens mostram também mulheres participando da confusão) na Vila Landinha, enquanto a Polícia dormia, e a tentativa de incendiar uma viatura em frente à 14a Delegacia Regional da Polícia Civil.
A situação na microrregião Noroeste requer atenção e um freio de arrumação por parte da cúpula estadual da Segurança Pública (veja quadro abaixo).
Passou da hora da Regional da PC mudar de nível e ser ampliada com Delegacias especializadas, como Apoio à Mulher e a de Narcóticos, bem como de um olhar especial sobre o que está acontecendo com o 11° Batalhão da Polícia Militar.
É hora de a cúpula intervir, colocar todo mundo sentado e, se necessário, trocar o vidro quebrado da janela antes que os outros também sejam estilhaçados e tenha que se reconstruir até mesmo a própria casa.