O Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Pontões e Lagoas do rio Doce abriu processo eleitoral para 36 novos membros da Plenária a ser formada para o mandato 2025-2029. As inscrições foram abertas na última sexta-feira (14) e prosseguem até o dia 18 de março, por meio do formulário virtual https://forms.gle/6PwzKZNEacW3VEKy7.
O CBH representa as áreas de drenagem dos afluentes capixabas da margem esquerda do Rio Doce, desde a fronteira com Minas Gerais até o deságue do Rio Pequeno. A região hidrográfica abrange integralmente os municípios de Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, Rio Bananal e São Domingos do Norte, e, parcialmente, os municípios de Águia Branca, Baixo Guandu, Colatina, Linhares, Mantenópolis, São Gabriel da Palha, Sooretama e Vila Valério.
Podem se inscrever os usuários de água, representantes de empresas, do poder público e da sociedade civil organizada, localizados na região. Os membros eleitos atuarão no mandato 2025 a 2029. Após a eleição, a nova plenária vai escolher a diretoria do CBH (presidente, vice-presidente e secretário executivo), que deve ter um representante de cada setor.
O agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos da Agerh, Pedro Murilo, destaca a importância da participação de todos no processo eleitoral “Esse é um momento importante para o fortalecimento do Comitê e para avançarmos na gestão da água”, disse.
O CBH Pontões e Lagoas do rio Doce é constituído por 18 membros titulares e 18 suplentes. A plenária é composta por seis representantes do poder público Executivo, seis representantes dos usuários de água (agricultores, indústrias, empresas de saneamento, empreendimentos etc.) e seis representantes da sociedade civil organizada.
Todas as informações, regras, datas, formulários e endereços estão no link:
CBH_PLRD_DELIBERAÇÂO_N_01_05_02_2025 _Processo Eleitoral 2025-2029
Comitês de Bacias Hidrográficas
Os Comitês de Bacias Hidrográficas funcionam como gestores das bacias. São órgãos colegiados normativos, deliberativos e consultivos, compostos por representantes do poder público, sociedade civil e usuários da água (como companhias de abastecimento, agricultores e indústrias). Os representantes são eleitos a cada quatro anos.
O CBH Pontões e Lagoas do rio Doce foi instituído por meio do Decreto nº 3.793-R, de 20 de março de 2015, publicado no Diário Oficial do Estado, em 23 de março de 2015.