A Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção da Mulher (CIMU) realizou, nesta quinta-feira (15), a capacitação do efetivo do Programa Patrulha Maria da Penha para ministrar palestras educativas sobre o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas. A atividade foi realizada no município de Serra, com transmissão para o efetivo do interior do estado.
A capacitação foi coordenada pela capitã Daiana Gomes Ferreira, subcomandante da CIMU, e teve como objetivo qualificar os policiais militares para atuação técnica, segura e humanizada nas ações educativas desenvolvidas pela PMES, com foco na prevenção da violência de gênero.
Participaram da instrução 114 policiais militares que atuam no Programa Patrulha Maria da Penha em todo o Espírito Santo. A capacitação ocorreu de forma híbrida, com participação presencial do efetivo da Região Metropolitana da Grande Vitória e transmissão por videoconferência para os policiais das Unidades do interior do Estado.
A iniciativa está alinhada às diretrizes da Lei nº 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, que estabelece entre seus eixos de prevenção, a capacitação permanente dos profissionais de segurança pública que atuam no atendimento especializado às mulheres em situação de violência.
A CIMU destaca o compromisso da Polícia Militar do Espírito Santo com a proteção das mulheres e meninas, o fortalecimento das ações preventivas e a ampliação do alcance social do Programa Patrulha Maria da Penha.










