Estão abertos, oficialmente, os Jogos da Juventude 2024. Na noite desta quarta-feira (13), em João Pessoa, na Paraíba, foi realizada a cerimônia de abertura da maior competição estudantil do País. O Espírito Santos será representado por uma delegação total de 192 integrantes, sendo 158 estudantes atletas, 28 técnicos e seis dirigentes.
O Estado vai participar de 17 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.
A competição é dividida em blocos. Na primeira parte, que acontece entre quinta-feira (14) e o sábado (16), serão realizadas as disputas de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco.
No segundo bloco, será a vez da briga por medalhas em águas abertas, basquete, ginástica artística, natação, triatlo, vôlei de praia e wrestling, do dia 18 ao dia 22. E na última parte da competição, acontecem as disputas de atletismo, esgrima (única modalidade em que o Espírito Santo não terá representantes), handebol e vôlei, do dia 24 ao dia 28.
Em 2023, em Ribeirão Preto (SP), o Espírito Santo conquistou 17 medalhas nos Jogos da Juventude: seis ouros, cinco pratas e seis bronzes. As modalidades que chegaram ao pódio foram: atletismo, basquete, ciclismo, handebol, judô, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia e wrestling. O Estado terminou na nona colocação.
“Desejo sucesso a toda delegação do Espírito Santo. Estamos confiantes de que iremos ampliar o número de medalhas do ano passado, quando subimos ao pódio por 17 vezes. O Governo do Estado, por meio da Sesport, investiu para levar nossos atletas para a competição porque sabe do potencial de cada um. Trabalhamos muito e, agora, temos a confiança de que os resultados virão”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.
Importância da competição
Os Jogos da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e envolvem atletas de 15 a 17 anos de todas as 27 unidades federativas do País. No total, serão 4.208 estudantes de 2.231 escolas públicas e privadas, em uma competição multiesportiva de alto nível técnico, realizada desde 2000.
O evento tem se tornado cada vez mais importante na transição desses estudantes atletas para o alto rendimento. Tanto que 37% dos atletas brasileiros que estiveram em Paris na Olimpíada deste ano tiveram passagem pelos Jogos da Juventude.
A competição equivale à fase nacional dos Jogos Escolares na categoria juvenil. Entre setembro e outubro, o Estado participou também dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e voltados para a categoria infantil (12 a 14 anos). A competição aconteceu em Recife-PE e o Espírito Santo conquistou 69 medalhas: 21 ouros, 20 pratas e 28 bronzes.