A carreta envolvida no acidente com um ônibus, que saiu de São Paulo com destino à Bahia, e que causou a morte de 41 pessoas na BR 116, em Teófilo Otoni(MG), transportava um bloco de granito do Ceará para uma das grandes empresas de beneficiamento de rochas ornamentais em Barra de São Francisco, a 250 quilômetros de Vitória.
A cidade beneficia 55% das rochas ornamentais produzidas pelo Brasil e exportadas para o mundo inteiro. Algumas das maiores empresas adquirem granito especiais produzidos em outros Estados para beneficiamento e o Ceará tem produtos exclusivos.
De acordo com informações, tanto a carreta quanto o motorista, que fugiu do local do acidente e é procurado pela Polícia Rodoviária Federal, são de Barra de São Francisco. Por enquanto, ainda não foi divulgada a empresa.
A primeira informaçao divulgada pela mídia apontava que o motorista estava com a Carteira Nacional de Habitação (CNH) cassada desde 2022, quando foi parado numa blitz em Mantena-MG e se recusou a fazer teste de bafômetro. O advogado negou essa informação.
A principal linha de investigação da Polícia Civil de Minas Gerais é de que o bloco de granito se deslocou da carroceria do caminhão e chocou-se com o ônibus provocando a maior tragédia rodoviária do Brasil desde 2007.
A Polícia vai pesar o bloco de granito também para checar possível excesso de carga, em comparação com a nota fiscal encontrada entre os documentos do caminhão.
Outra hipótese também é investigada. Os três sobreviventes do automóvel de Campos dos Goytacazes, que ficou preso embaixo da carreta, contaram que o pneu traseiro do lado direito do ônibus da empresa Emtran estourou pouco antes do acidente e o veículo teria se desestabilizado na pista.
Atualização
O motorista de caminhão suspeito de causar o grave acidente na BR-116 em Minas Gerais se entregou à polícia no início da tarde desta segunda-feira (23), em Teófilo Otoni.
Ele foi ouvido e liberado pela Polícia Civil após prestar depoimento na tarde desta segunda-feira.
“Uma vez que a representação pela prisão preventiva do suspeito foi indeferida pela Justiça e que não estavam mais configuradas as hipóteses taxativas de prisão em flagrante (art. 302 do Código de Processo Penal), o motorista foi liberado”, afirma a Polícia Civil de Minas Gerais.
Na saída da delegacia, o motorista cobriu o rosto e não deu declarações.
O advogado Raony Scheffer, que o acompanhava, negou que o motorista estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e disse que o mesmo trafegava dentro do limite de velocidade permitida.
Ainda segundo o advogado, o acidente ocorreu após o pneu do ônibus estourar. “O ônibus colidiu com o semirreboque da carreta britrem. O ônibus estava desgovernado”.
Sobre o motorista ter fugido do local do acidente, o advogado apresentou a seguinte justificativa: “Ele [motorista] entrou em pânico ao ver a gravidade do acidente. Preocupou também com sua proteção pessoal e saiu do local porque não tinha como prestar qualquer tipo de socorro”.
“Não está provado nada de excesso de carga. Ele [motorista] não é réu, não tem decisão nenhuma decretando prisão. Não ficou preso e foi liberado para responder ao inquérito em liberdade”, concluiu o advogado.











/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/x/o/KwTcFZSTGBFqs2AyoLMA/vlcsnap-2024-12-23-17h36m25s910.png)