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CAIXA: biometria para clientes aumenta segurança nas transações bancárias; saiba como cadastrar

Para trazer mais segurança e conveniência nas transações bancárias, a CAIXA está ampliando o uso da biometria entre seus clientes. A autenticação é realizada por meio da comparação das informações biométricas com aquelas coletadas no leitor no momento da transação.
 
Os clientes que desejam passar a usar a biometria podem fazer a autenticação com impressão digital, disponível nos caixas eletrônicos que contam com leitor biométrico. Atualmente, 11 mil e 800 terminais eletrônicos próprios da CAIXA já oferecem essa possibilidade.
 
O processo de autenticação biométrica começa com o uso do cartão magnético do cliente. Depois, aperte a opção “iniciar cadastro”. Após isso, é só escolher o dedo que receberá a leitura biométrica e, depois do procedimento, o cliente deve indicar a senha de quatro dígitos. Ao final, aguarde a confirmação de realização do cadastro.
 
Jussara Vieira é aposentada e tem 66 anos. Moradora de Viamão, no Rio Grande do Sul, ela conta que utiliza a biometria há cerca de um mês e afirma que o cadastro foi bem simples e rápido.

“Em primeiro lugar é a segurança. Para sacar, eu não preciso levar o cartão. Quando vou passear, já não levo o cartão para sacar. [Eu] Me sinto bem mais segura com a biometria. Inclusive, quem tem o cartão, tem a opção na máquina e a própria pessoa pode fazer [a biometria].”
 
A amazonense Francilene Mendes de Oliveira também conta que já aderiu à biometria e relata que não teve dificuldades.
 
“Realizei a biometria. Foi tudo correto. Fui bem atendida. Foi sucesso.”

Mesmo que o cliente ainda não possua a biometria cadastrada, ele poderá seguir normalmente com a transação, por meio da senha numérica ou silábica.

Ainda de acordo com a CAIXA, alguns clientes também já têm acesso ao novo aplicativo CAIXA 5.0. Entre outras funções, a ferramenta permite a abertura de contas digitais com uso da biometria facial. A estimativa é que, até o final de 2024, todos os clientes estejam com a nova versão do aplicativo.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil