spot_img

― PUBLICIDADE ―

Jovem some em Mucuri, na Bahia, e é encontrado morto amarrado em represa em Montanha

Um corpo foi encontrado com pés e mãos amarrados, uma corda no pescoço e uma pedra presa ao corpo dentro da represa de Pedreira,...

Barrigueira inicia tratativas com Ministra da Saúde para abrir UPA 24 Horas de Nova Venécia

Durante sua viagem a Brasília na semana passada, o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, teve uma importante reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e servidores do Ministério da Saúde. Em pauta o funcionamento da UPA 24 Horas do município, um dos principais compromissos da atual gestão com a saúde pública local.

No espaço, que foi construído na gestão anterior de Barrigueira, atualmente funciona a Unidade de Saúde do bairro São Francisco. O espaço foi planejado para atender urgências e emergências, mas a mudança no objeto da obra, a pedido da gestão anterior, transformou o local em uma unidade básica de saúde.

Resposta positiva

Com o retorno de Barrigueira à prefeitura, a luta pela readequação para sua real função começa a ganhar força. Durante a reunião com a ministra Nísia Trindade, o prefeito foi informado de que devido à alteração no objeto do projeto, há o impedimento de que hoje o local funcione como uma Unidade Pronto Atendimento.

Durante a reunião, Nísia Trindade se mostrou atenciosa e afirmou que vai analisar a situação para chegar a uma solução. “Vamos analisar e ver a melhor solução. Prefeito, vamos cuidar da sua demanda”, afirmou.

Próximo passo

O próximo passo será uma intervenção da Prefeitura de Nova Venécia junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para, em seguida, mobilizar o Governo Federal e regularizar o espaço para a abertura da UPA.

Após a reunião o prefeito Barrigueira disse que, diante do posicionamento positivo da ministra, está otimista e afirma que a UPA 24 Horas é uma das suas prioridades para a saúde do município. “Este é um compromisso importante com a saúde de Nova Venécia, e já estou trabalhando para que se torne uma realidade. Estamos procurando alinhar junto ao Governo Federal para que a população veneciana tenha o atendimento de urgência e emergência que merece. A nossa meta é melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos, oferecendo serviços de saúde mais eficientes e acessíveis. Saí da reunião otimista com o que conversei com a ministra. Acredito que vamos ter uma resposta positiva nos próximos meses”, afirmou.

Melhoria nos atendimentos

A iniciativa é vista como uma solução estratégica para desafogar os atendimentos no Hospital São Marcos, que atualmente enfrenta uma sobrecarga de pacientes, especialmente de urgência e emergência, com uma estrutura preparada para atender a demandas de saúde a qualquer hora do dia ou da noite.

spot_img
spot_img
spot_img