spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Sejus anuncia seleção simplificada para monitor prisional com salário acima de R$ 5 mil

A Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus) vai abrir um processo seletivo simplificado para a contratação de monitores de ressocialização prisional em regime...

Barra de São Francisco aumenta em 8,99% o índice de crianças alfabetizadas

O município de Barra de São Francisco aumentou em 8,99% o índice de crianças alfabetizadas em 2024 em relação a 2023, quase três vezes a média nacional, que é de 3,2% de crescimento bruto. Quando calculado sobre o próprio índice anterior, a taxa de crescimento é de 11,46%.

“Temos uma política municipal de qualidade na educação, enfrentamos muitos problemas de caixa, mas a equipe é muito comprometida e entrega resultados. Melhoramos também nossa rede física e a cada ano vamos melhorar até um dia em que todas nossas crianças serão alfabetizadas”, disse o prefeito licenciado Enivaldo dos Anjos.

A taxa de crescimento de Barra de São Francisco é a terceira maior de 11 municípios de seu entorno, no Noroeste do Estado. As maiores taxas de crescimento foram Ecoporanga e Alto Rio Novo, mas o grande destaque da educação na região é Mantenópolis, que tem o maior índice do Estado de crianças no 2º ano do ensino fundamental alfabetizadas: 94,55. Em 2023, eram 92,33%.

Os piores desempenhos de crescimento na região são de Vila Pavão (-13,2%), Vila Valério (-7,09%), São Domingos do Norte (-3,36%) e Nova Venécia (-0,26%). Vila Pavão tem o pior índice de alfabetização da região, com apenas 61,4% das crianças. É um dos mais baixos do Estado.

No Espírito Santo, o pior índice é do município da Serra, que tem apenas 57,12% das crianças alfabetizadas no 2º ano. O município com a maior arrecadação de royalties de petróleo do Estado, Presidente Kennedy, no litoral Sul, tem apenas 69,85% e suas crianças alfabetizadas.

Delma Ker comanda a educação de Barra de São Francisco há mais de oito anos (Foto: Tiago Quirino)

SALTO DE QUALIDADE

Ex-secretária de Educação de Mantenópolis, onde implantou o modelo que colocou o município com o maior índice de alfabetização de crianças, a professora Delma Ker comanda há mais de oito anos também a educação em Barra de São Francisco.

“Antecipamos em cinco anos e superamos nossa meta, que era de 80% para 2030. Foi um avanço muito significativo, porque é um trabalho focado na alfabetização das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental”, disse Delma.

De acordo com a secretária, que no atual mandato assumiu o cargo de Assessora Especial de Governo do prefeito para cuidar de novos projetos e convênios, Barra de São Francisco subiu muito, “cresceu, teve uma evolução muito grande, superando a meta prevista para 2030”.

“Teve um trabalho, tem uma coordenação do Programa Nacional Criança Alfabetizada, que é coordenado pela Dirlene Campos Carneiro, da SEMED, tem uma parceria com o Governo do Estado, tem um trabalho da própria Secretaria com os diretores e suas equipes de alfabetização nas escolas”, observou.

Delma acrescentou que o dia foi “motivo de muita alegria, porque a gente cresceu muito, num resultado muito positivo, e o nosso município tem o maior número de alunos na microrregião Noroeste”.(Da Redação com informações do MEC)

 

Barra de São Francisco aumenta em 8,99% o índice de crianças alfabetizadas
spot_img
spot_img
spot_img