A Área de Proteção Ambiental (APA) Goiapaba-Açu, localizada entre os municípios de Fundão e Santa Teresa, recebeu os membros do Conselho Consultivo da Unidade de Conservação, para uma visita técnica na semana passada. Com a participação de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, o Conselho é o principal instrumento de relacionamento entre a Unidade de Conservação (UC) e a sociedade.
O gestor da APA, Fabiano Novelli, explicou o objetivo da visita. “Trouxemos o Conselho para que pudesse conhecer melhor a APA. Alguns membros não conhecem o território no qual estão participando da gestão. Logo, é uma ação superimportante, pois trata-se de uma APA de 3.740 hectares e uma centena de imóveis rurais”, destacou.
“A visita permitiu conhecer as características da fauna e flora da região, que é essencial para embasar todo o trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam na área. O encontro proporcionou ainda a troca de conhecimento e a discussão de novos projetos que podem ser executados na APA. A equipe foi bastante acolhedora”, destacou Jordana Plotegher Cruz Albertassi, que representa o Idaf no Conselho.
Para a conselheira Andreia Duim Ferreira, representante da Associação de Amigos do Museu de Biologia Professor Mello Leitão (Sambio), conhecer melhor a APA ajuda a fomentar pesquisas e a conscientização da importância da natureza ao redor. “Temos que conscientizar os moradores locais sobre a importância da preservação da natureza ao redor e a importância do local como corredor ecológico com outras reservas. Além disso, é vital ter um bom plano de manejo para preservar o que se tem”, disse.
“A visita técnica à APA do Goiapaba-Açu, guiada pelos profissionais do Iema, nos permitiu conhecer com riqueza de detalhes a área que ajudamos a gerir. Isso vai nos auxiliar na tomada de decisões mais precisas e adequadas, em razão de um melhor conhecimento da região, das explicações que recebemos sobre suas características, desafios que enfrenta, projetos em andamento”, destacou Luis Machado, do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)
Ranusa Coffler, que representa o Incaper no Conselho, também aprovou a visita técnica. “É impressionante realizar uma visita como essa e poder observar a diversidade de espécies que um ambiente tão único como a APA Goiapabo-açú tem, mediante a tantas ameaças que o bioma Mata Atlântica sofre no dia a dia. Uma gestão comprometida e com um Conselho participativo traz inúmeras possibilidades para que a região se desenvolva de forma consciente, conciliando o desenvolvimento econômico com a preservação da cultura e da natureza, valorizando a comunidade e a produção local”, ressaltou.