― Advertisement ―

spot_img

Jorge & Mateus pode ser a atração da festa da cidade de Águia Branca

A dupla Jorge & Mateus pode ser a principal atração da festa da cidade de Águia Branca em 2024. O SiteBarra tentou contato com...

Agerh realiza primeira reunião do Plano de Preparação de Convivência com a Seca

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) realizou, na tarde dessa terça-feira (06), na Casa do Produtor Rural do município de Pinheiros, a primeira reunião de Preparação do Plano de Convivência com a Seca no Espírito Santo, visando a minimizar os impactos nos períodos de estiagem.
A reunião faz parte das ações desenvolvidas pelo Grupo Técnico de Contingenciamento e Mitigação dos Impactos da Seca e da Estiagem no Espírito Santo (GTSECA), criado pela Agerh. O objetivo é intensificar a gestão de recursos hídricos, o acompanhamento e o desenvolvimento das ações necessárias nos períodos de estiagem e seca no Estado.
Durante a reunião, a Agerh apresentou possíveis cenários de repetição do fenômeno da seca na região norte e possibilitou a troca de experiências dos usuários de recursos hídricos, que sugeriram ações importantes que podem fazer parte da elaboração do Plano de Convivência com a Seca.

“Criar uma consciência crítica sobre como agem os mecanismos climáticos que induzem à ocorrência das estiagens prolongadas e intensificação dos impactos da seca, e quais as intervenções humanas que podem potencializar ou minimizar tais impactos, é a ideia central destas reuniões com os produtores rurais e demais usuários dos recursos hídricos no Espírito Santo”, pontuou o engenheiro Agrônomo e assessor técnico da Agerh, Walter Batista Junior.
A reunião contou com a participação de representantes do setor agrícola e produtores rurais da região, da Associação dos Irrigantes do Estado do Espirito Santo (Assipes), do Sindicato Rural (patronal), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Itaúnas.