O 2º Comando de Polícia Ostensiva (2º CPOR), sediado em Linhares, divulgou na manhã desta terça-feira (30) os dados operacionais relativos ao primeiro semestre do ano de 2024.
Ao todo, foram atendidas 25.5698 ocorrências pelos policiais militares que atuam nas quatro unidades e subunidade independente da região.
Foram realizadas um total de 7.281 Operações Policiais. Dentre os destaques, registram-se que 2.214 pessoas foram conduzidas as delegacias de Polícia Civil, além de 393 veículos furtados ou roubados foram recuperados.
Também foram retiradas de circulação 320 armas de fogo e 5559 munições, que não estarão mais disponíveis para a prática de crimes na região norte do Espírito Santo.
O 2º semestre de 2024 foi contemplado com uma redução de 25.90% no número de homicídios e 12,75% no número de roubos, se comparado ao mesmo período no ano de 2023.
De acordo com o comandante do 2º CPOR, Coronel Fabio Fachetti, os indicadores criminais são resultantes de inúmeros fatores, dentre os quais, questões que abrangem o cenário socioeconômico e variáveis sobre as quais a Instituição não possui controle abrangente. Sob o viés do funcionamento da Polícia e sua atuação em prol da sociedade, verificou-se grande empenho da tropa de oficiais e praças, desde as altas gestões à operacionalidade, disponibilizando a sociedade imprescindíveis recursos que fizeram inúmeras diferenças.
Abrangência
A área de atuação do 2º CPOR compreende 12 municípios e 04 (quatro) unidades operacionais da PM sob sua subordinação, a saber:
– 5º Batalhão – Sede: Aracruz. Abrange também os municípios de Fundão, Ibiraçu e João Neiva;
– 12º Batalhão – Sede: Linhares. Abrange também os municípios de Rio Bananal e Sooretama;
– 13º Batalhão – Sede: São Mateus. Abrange também os municípios de Conceição da Barra e Pedro Canário;
– 18ª Companhia Independente – Sede: Jaguaré. Abrange também o município de Vila Valério.
Rotinas
– Operações VISIBILIDADE com emprego de efetivo e recursos operacionais;
– Operações OSTENSIVIDADE com emprego de efetivo e recursos operacionais;
– Operações SENTINELA visando coibir tráfico de drogas e homicidas através de cumprimentos de Mandados de Busca e Apreensão;
– Ações preventivas, diversas outras operações como Cercos Táticos, Bloqueios e constantes diálogos com as comunidades