Zarc: zoneamento agrícola do algodão herbáceo é publicado

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (19), o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), referente ao ano-safra 2021/2022. 

O documento orienta para o cultivo do algodão herbáceo no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Acre, Rondônia, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Zoneamento agrícola da soja para safra 2021/2022 é publicado

Aplicativo Plantio Certo facilita o acesso às informações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático

O algodoeiro necessita para seu crescimento, desenvolvimento e boa produtividade, de condições adequadas de temperatura, umidade do solo e luminosidade. O modelo agroclimático aplicado ao estudo de Zarc permite a identificação de datas de plantio mais favoráveis, por níveis de riscos, a partir de análises térmicas e hídricas. Assim, os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos.

Aplicativo Plantio Certo 

Além do portal oficial, os produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar as informações oficiais do Zarc pelo aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), que está disponível nas lojas de aplicativos iOS e Android.

Foto: Seapa/Agência Minas GeraisFoto: Seapa/Agência Minas Gerais


Leia mais

Leia também