Webinar debate impactos da pandemia no comércio exterior nesta quinta-feira

O cenário econômico, oportunidades de financiamento para durante a pandemia e alternativas para investimentos direcionados às empresas de comércio exterior do Estado na retomada econômica serão alguns dos assuntos tratados no webinar “Oportunidades de financiamentos no cenário de pandemia”, com o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Maurício Cézar Duque. 
A iniciativa, promovida pelo Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado do Espírito Santo (Sindiex), nesta quinta-feira, 23, às 9h, faz parte de uma série de encontros virtuais que vêm debatendo o cenário econômico e as possibilidades de mitigação dos impactos econômicos para o segmento.


De acordo com dados do Sindiex, as importações e exportações sofreram uma queda no primeiro trimestre deste ano em relação ao primeiro trimestre do ano passado, mas já em abril e maio o setor já ensaiava uma retomada do movimento, com um aumento das atividades portuárias. Na busca por alternativas e opções financeiras para se estruturar, as empresas podem contar com o crédito do Bandes, além da atuação do banco capixaba com o Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap) já histórico no Bandes. Mais dados podem ser acessados no link: https://bit.ly/dados_comex


Fundap – O Fundap, criado em 1970, é um incentivo financeiro para apoio a empresas com sede no Espírito Santo e que realizem operações de comércio exterior tributadas com ICMS no Espírito Santo. Hoje, o Fundo tem 184 empresas registradas que representam um faturamento R$ 13,9 bilhões de reais anuais para a economia capixaba. 
Por meio desse mecanismo, as empresas que realizam operações de importação pelo Fundap são habilitadas a receber financiamento de uma parcela do valor da operação por meio do Bandes, gestor financeiro do Fundo.


Soluções financeiras – Outro “braço” de atuação do banco capixaba são as linhas direcionadas tanto para investimentos em ampliação e modernização de plantas industriais, passando pelo apoio a mecanismos inovadores de produção, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O Bandes repassa linhas que apoiam desde a aquisição de softwares até a implantação das chamadas “indústrias inteligentes”, com condições competitivas e customizadas para as necessidades dos clientes. 
 
Serviço 
Webinar “Oportunidades de financiamentos no cenário de pandemia” 
Data: quinta-feira, 23 
Horário: 9h 
Onde: Canal do Sindiex no Youtube 
Inscrições: https://bit.ly/webinar_bandes

Webinar debate impactos da pandemia no comércio exterior nesta quinta-feira, 23

Leia mais

Leia também