Webconferência promovida pela Aderes debate hoje, 8, o artesanato competitivo

Empreendedores do artesanato capixaba se reúnem nesta quarta-feira, 8, durante o “Hora do Empreendedor”, transmitido por meio de webconferência, com o objetivo de debater o tema “Artesanato Competitivo”. O encontro é o segundo de uma série que a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) promove para os donos de pequenos negócios.  O evento acontece das 19h às 20h, por meio da plataforma Zoom. Os interessados devem fazer inscrição gratuita, no link https://bit.ly/3dVg8wQ.

Entre os convidados para falar sobre o assunto está Juan Carlos Pacheco Contreras, coordenador do Laboratório de Inovação e Desenho de Artesanatos da Colômbia, entidade vinculada ao Ministério do Comércio, Indústria e Turismo. O palestrante vai falar sobre os “Modelos de laboratórios de Artesanato na Colômbia”.

Outro convidado da webconferência é Fábio Silva, coordenador-geral de Empreendedorismo e Artesanato da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, responsável pela formulação de políticas públicas para microempreendedores individuais (MEI), destinadas aos artesãos, e pela gestão do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e do Programa do Microempreendedor Individual (MEI). Fábio Silva vai falar sobre “Parceria do PAB com Artesanais da Colômbia”.

Já o tema “Desafios do artesanato brasileiro durante a pandemia” será abordado pela presidente da Federação das Associações de Artesãos do Espírito Santo (Feartes), Graça Reis Costa, que também preside a Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (Cnarts). A gerente de artesanato da Aderes, Sônia Damasceno será a mediadora do evento.

Essa atividade da Aderes cria para os empreendedores individuais e para as micro e pequenas empresas a possibilidade de ampliar seus horizontes comerciais por meio do conhecimento, fortalecendo esse importante segmento da economia capixaba.

O diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, explica que esse encontro virtual é o segundo de um ciclo de encontros que vão acontecer: “Serão vários temas voltados para atender às necessidades do empreendedor do nosso Estado. Por isso, é a “Hora do Empreendedor”, momento em que o empreendedor vai se encontrar com outros para trocar experiências”, afirmou.

Palestrantes Convidados

Juan Carlos Pacheco Contreras é desenhista industrial com mestrado em Gestão Ambiental e doutorado em Estudos Ambientais pela Pontífica Universidade Javieriana. Com uma trajetória docente de mais de 20 anos em diferentes universidades do País e ampla experiência como conferencista em temas relacionados ao Desenho para Sustentabilidade no Desenvolvimento, Desenvolvimento Local e Desenvolvimento Territorial. Mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de atividades artesanais. Atualmente, écoordenador do Laboratório de Inovação e Desenho de Artesanatos da Colômbia, entidade vinculada ao Ministério do Comércio, Indústria e Turismo.

Fábio Silva é graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Espírito-Santense de Administração (Faesa). Pós-graduado em Comércio Exterior com ênfase em Empresa de Pequeno Porte pela Universidade Católica de Brasília (UcB) e em Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Atualmente, é coordenador-Geral de Empreendedorismo e Artesanato na Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, sendo responsável pela formulação de políticas públicas para microempreendedores individuais (MEI) para artesãos, e pela gestão do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e do Programa do Microempreendedor Individual (MEI).

Graça Reis Costa é presidente da Federação das Associações de Artesãos do Espírito Santo (Feartes), além de Graça Reis Costa, presidente da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (Cnarts).

Como se Inscrever: A inscrição gratuita deve ser feita pelo link https://bit.ly/3dVg8wQ.

Webconferência promovida pela Aderes debate hoje, 8, o artesanato competitivo

Leia mais

Trabalhador morre e dois ficam feridos após parte de estrutura de galpão desabar no Espírito Santo

Parte da estrutura de galpão em obra desabou matando um trabalhador e deixando outros dois feridos Um trabalhador morreu e outros dois ficaram feridos após...

Relações Exteriores: 127 pessoas retidas no Egito retornam ao Brasil

Passageiros que voltaram ao Brasil na quarta-feira (8), vindos do Egito Foto: Ministério das Relações Exteriores Na quarta-feira (8), 127...

Farmácia do Trabalhador Capixaba é excelência e economia no ramo

A Farmácia do Trabalhador Capixaba é excelência no ramo e traz remédios de referência, genéricos e similares. Uma linha ortopédica extensa disponível nas gôndolas trazem...

Ministério da Saúde reforça apoio aos estados e municípios contra a Covid-19

Desde que a pandemia por Covid-19 chegou ao Brasil, o Ministério da Saúde vem apoiando Estados e municípios no combate à doença. Esse esforço...

Leia também

Morre em Barra de São Francisco Antônio Carlos “Castor”

Faleceu em Barra de São Francisco nesta segunda-feira, 19 de outubro de 2020, Antônio Carlos Castor. Cruzeirense de coração, Castor, como era conhecido entre os francisquenses, veio...

Cantora faz show e reúne multidão em meio à pandemia de covid-19

Milhares de fãs se reuniram para o show...

Corpo de um homem é encontrado no interior de Ecoporanga

Na manhã desta segunda-feira, 19 de outubro, um corpo de um homem foi encontrado por um morador no distrito de Joassuba, interior de Ecoporanga,...