Voluntários participam de mutirão de limpeza no Rio Cricaré

A Associação Amigos do Cricaré, em parceria com a Prefeitura de Nova Venécia, por meio das secretarias de Obras e de Meio Ambiente, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, realizou, na manhã do último sábado (15), um mutirão de limpeza do Rio Cricaré. A concentração aconteceu no Centro Cultural Casarão e percorreu quase 4 quilômetros de extensão.

Ao todo, foram mais de 30 pessoas participantes na ação, que contou com a presença de voluntários e servidores municipais. Também estiveram presentes o prefeito de Nova Venécia, André Fagundes; o vice, Paulo Roberto; secretários municipais e vereadores.

Uma equipe de servidores da Secretaria de Obras, em parceria com a Defesa Civil e com a utilização de barcos de voluntários da Associação, realizou um trabalho que consiste na roçagem e retirada de lixo das margens, colaborando para a melhoria na estética do município. A iniciativa também é essencial para evitar a proliferação de animais peçonhentos e insetos, o mau cheiro e contribuindo, assim, com o combate à transmissão do mosquito da dengue e de outras doenças.

A Associação, além de propor ao município o projeto para limpeza do Rio Cricaré, também sugeriu a manutenção e implantação de espécies de plantas e peixes nativas. “Nós somos amantes da natureza e principalmente do Rio Cricaré. Queremos apoio, não só da administração pública, mas, também, de toda a comunidade e empresários, porque o rio é de todos e é nosso dever cuidar. Essa é uma mobilização que queremos dar força cada vez mais para a limpeza, mas que possamos conscientizar a população para diminuir os resíduos jogados no rio”, disse o representante da Associação Amigos do Rio Cricaré, Waldir Pinto.

O prefeito, André Fagundes, firmou apoio e disse que a gestão não medirá esforços para dar continuidade às demandas em prol do rio Cricaré. “É importante que a gestão municipal tenha olhos para preservação ambiental, principalmente, quando a comunidade também tem responsabilidade em dar essa contrapartida, pois precisamos do apoio da população, da Câmara de Vereadores, do Ministério Público, dos nossos secretários e de todos os segmentos para ajudar o município na questão ambiental, ecológica e turística”, disse.

“Esse movimento é de extrema relevância para o município, pois a preservação do meio ambiente é uma prioridade absoluta que todas as políticas públicas que o município tem que enfrentar. Essas ações estimulam a população a enxergar a importância do Rio Cricaré que abastece toda nossa região”, disse o promotor de Justiça, Lélio Marcarini.