Voluntários e comerciantes doam 7 mil máscaras para pacientes do Hospital São Marcos

A partir desta segunda-feira (13), os pacientes que passarem pela triagem do Hospital São Marcos, vão receber máscaras como forma de prevenção ao novo coronavírus.

A iniciativa partiu da empresária, Jussara Bastianelo, que contou com o apoio de um grupo de mais de 50 voluntários costureiros e de comerciantes de Nova Venécia. “Cerca de duas mil máscaras já estarão prontas na segunda, é um projeto que vai fazer a diferença nesse momento delicado que estamos vivendo”, diz ela.

De acordo com Jussara, o material teve preços mais acessíveis por parte dos comerciantes e foi confeccionado em TNT. A produção total gira me torno de 7 mil máscaras. “As máscaras são dupla camada. Algumas com elástico e outras com fitas de amarrar. Vamos fazer máscaras suficientes para todos os pacientes por quase dois meses. Também adquirimos álcool 70% e temos buscado máscaras cirúrgicas para a unidade”, explica Jussara.

Os autores da iniciativa alertam que o material é reutilizável, desde que lavado, “A máscara evita a transmissão do coronavírus e vai permitir prevenção”, esclarece.

A Flor de Seda, Valeal e Almaci estão no projeto, junto com a equipe de costura de cada loja citada. A ação também conta o apoio da Rede Notícia de Comunicações

Triagem

O hospital reorganizou a sistemática de triagem dos pacientes, antes era feita dentro do hospital. Agora todos os pacientes serão atendidos na parte de fora, em tendas, com exceção dos casos mais graves, que poderão entrar diretamente pelo pronto socorro.

Leia mais

Leia também