Voluntárias do Espírito Santo distribuem absorventes para mulheres no Dia Mundial da Higiene Menstrual

Compartilhe

 

Voluntárias distribuíram absorventes para mulheres de Vila Velha, ES, neste sábado (28) — Foto: Projeto Recriar/Divulgação

Voluntárias distribuíram absorventes para mulheres de Vila Velha, ES, neste sábado (28) — Foto: Projeto Recriar/Divulgação

Há oito anos o dia 28 de maio foi instituído como Dia Mundial de Gestão e Higiene Menstrual pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Para lembrar a data no Espírito Santo, voluntárias distribuíram neste sábado (28) mais de 500 pacotes de absorventes para mulheres que vivem nas ruas e em bairros de Vila Velha, na Grande Vitória. A reportagem é de Fabiana Oliveira, g1 ES

Durante a manhã e início da tarde o grupo de oito voluntárias percorreu os bairros Soteco, Boa Vista, Coqueiral de Itaparica, Divino Espírito Santo e Centro. Ao todo, foram distribuídos 590 pacotes de absorventes.

Elas fazem parte do Projeto Recriar, que já distribuiu nos últimos seis meses 1,5 mil kits de absorventes para meninas de escolas públicas da Grande Vitória.

De acordo com Melissa Emanuelle da Vitória, gerente do projeto, as primeiras ações contra a pobreza menstrual começaram há cerca de um ano quando ela ouviu de uma familiar que uma adolescente não saía de casa durante o período menstrual porque não podia comprar absorventes.

“Foi através de uma adolescente que, em determinada época do mês, não saía de casa. Então ela disse para minha enteada que estava com vergonha pois usava paninho ou papel higiênico, quando tinha”, contou Melissa.

Projeto Recriar também realiza ações contra a pobreza menstrual em escolas da Grande Vitória — Foto: Projeto Recriar/Divulgação

Projeto Recriar também realiza ações contra a pobreza menstrual em escolas da Grande Vitória — Foto: Projeto Recriar/Divulgação

Pobreza menstrual é um termo usado para a falta de acesso a recursos, infraestrutura e até conhecimento com os cuidados envolvendo a menstruação.

O projeto Recriar existe há quatro anos e desenvolve ações sociais, principalmente com crianças. Atualmente, 190 estão cadastradas e participam diariamente das atividades oferecidas pelos voluntários.

Com a doação deste sábado o estoque de absorventes arrecadados para as doações acabou, de acordo com a voluntária. Interessados em ajudar podem procurar o projeto pelas redes sociais.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), desde 2014 o dia 28 de maio é dedicado à sensibilização e conscientização para a Gestão e Higiene Menstrual no mundo.

A data foi criada com o objetivo de “promover a educação menstrual para toda a sociedade e mostrar a importância de atitudes positivas relacionadas à menstruação“.

Leia também

Alegre disputa título capixaba da Copa Sesport e reanima torcedor depois de 20 anos

Sem ter alegria há 20 anos, desde que o Alegrense sagrou-se bicampeão capixaba de futebol profissional (2001 e...

Dia internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas é celebrado nesta segunda-feira (27)

O dia 27 de junho é dedicado às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME). Em 2022, a data...

CEARÁ: Mesmo com queda em 20 anos, taxa de mortalidade infantil no estado ultrapassa média nacional Brasil

Apesar de ter diminuído em 20 anos, a taxa de mortalidade infantil no Ceará ainda é maior do...

Ataque a tiros deixa um morto e outro ferido em praia do ES

Um homem morreu e outro ficou ferido em um ataque a tiros neste sábado na Praia de Parati,...

Reparos em calçamentos seguem em ritmo acelerado pelas ruas de Barra de São Francisco e interior

Os reparos em calçamentos seguem em ritmo acelerados pela equipe da secretaria de Obras da prefeitura de Barra...

INDICADORES: Preço do café arábica aumenta nesta quinta-feira (30)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a quinta-feira (30) com aumento de 2,65% no preço...