Você sabe quais serviços podem ser prestados nas farmácias?

Equipe da Farmácia Indiana de Barra de São Francisco

Hoje as farmácias e drogarias são muito mais do que simples revendedoras de medicamentos ou itens de higiene ou beleza, elas também são capazes de oferecer serviços considerados essenciais para a saúde.

Mas você sabe quais serviços podem ser oferecidos por ambientes farmacêuticos?

Venda de medicamentos

Esta é a principal função das farmácias e drogarias em todo o país. Todos os medicamentos podem ser adquiridos em uma farmácia ou drogaria, mediante a apresentação da receita médica. Lá também é realizada a venda de produtos que ajudam a montar curativos, a cuidar da higiene ou da beleza.

Orientação sobre uso de medicamentos

Muitas pessoas que optam por comprar medicamentos que não exigem receita médica (como analgésicos, anti-inflamatórios) podem contar com a ajuda de um farmacêutico do local para orientar sobre a administração, os efeitos colaterais e as indicações do produto que foi adquirido. O farmacêutico é um profissional capacitado e indicado para realizar estas orientações.

Administração de medicamentos

Alguns medicamentos podem precisar de administração local após a compra, ou podem ser difíceis de administrar sozinhos. As farmácias e drogarias podem oferecer este serviço de auxílio de administração de medicamentos injetáveis, de nebulização ou até mesmo de uso oral, melhorando a resposta do princípio ativo e facilitando a aplicação pelo paciente.

Monitoramento da pressão arterial

Se você precisa controlar sua pressão arterial regularmente, mas não tem material específico para isto em casa, a medição pode ser feita em farmácias e drogarias, por um profissional capacitado para este fim. Vale a pena ressaltar que o profissional da farmácia ou drogaria pode aferir a pressão, mas não pode diagnosticar e medicar o paciente no local: por isto ele deve elaborar um laudo com as informações da pressão para que o indivíduo leve este documento ao seu médico, para que ele possa fechar o diagnóstico.

Monitoramento de glicemia capilar

Alguns indivíduos com diabetes têm dificuldades em medir glicemia capilar em casa. Nas farmácias ou drogarias esta medição pode ser realizada com a ajuda de um profissional, porém relembrando que ele não é capaz de fechar um diagnóstico ou indicar a medicação adequada para o paciente. Um laudo com as informações deve ser produzido para que o paciente possa levar para o médico responsável.

Monitoramento de temperatura

Se você não tem termômetro em casa e precisa aferir a sua temperatura, ou de seus filhos, corra para uma farmácia ou drogaria mais próxima. Os profissionais que trabalham neste local são devidamente treinados para lhe ajudar a aferir a temperatura corporal.

Realização de curativos

Pequenos curativos para fechar pontos cirúrgicos ou para interromper pequenas lesões podem ser realizados com a ajuda de um farmacêutico. Basta levar o material para higienizar o local e os itens de curativos e o profissional vai lhe ajudar a fechar a região com segurança.

Participação em campanhas de promoção de saúde

As farmácias ou drogarias podem e devem participar de campanhas que estimulam a promoção da saúde, assim como de maior atenção com a diabetes, controle da obesidade e do sobrepeso, importância da manutenção da pressão arterial, entre outras. As campanhas podem ser aderidas com a distribuição de informativos sobre as doenças e seus cuidados, e podem promover períodos de aferição de glicemia, pressão arterial e de avaliação nutricional educativa de maneira gratuita.

Barra de São Francisco tem Farmácia completa

Foi inaugurada em Barra de São Francisco uma unidade da Farmácia Indiana, uma das maiores empresas do ramo farmacêutico do Brasil, com 87 anos de tradição.

Nascida no ano de 1934 em Teófilo Otoni, Minas Gerais, a Indiana é composta hoje por mais de 120 lojas, espalhadas por diversos estados.

Farmácia Indiana possui também um conceito mais atualizado. A unidade de Barra de São Francisco já chega com referência na qualidade dos serviços prestados, com uma loja ampla, confortável e grande variedade de produtos para melhor atender os clientes.

Para reforçar o compromisso de excelência no atendimento, a Indiana selecionou uma equipe de colaboradores, todos de Barra de São Francisco, valorizando os profissionais da cidade e garantindo aos francisquenses a certeza e confiança que eles já conhecem. Veja aqui mais detalhes sobre a Farmácia Indiana de Barra de São Francisco

Farmácia Indiana
Av. Jones dos Santos Neves, 96 – (Esquina da Rodoviária)
Centro – Barra de São Francisco – ES
Horário de atendimento: Todos os dias, das 07 às 23h
Compre online: www.farmaciaindiana.com.br

Para ter dicas confiáveis de saúde, confira o blog da Indiana.


Leia mais

Leia também