Vitória terá mais de 430 candidatos a vereador nas eleições de 2020

Candidaturas ainda precisam ser aprovadas pela Justiça Eleitoral. Número de candidaturas é 68% maior que na eleição de 2016.

Câmara Municipal de Vitória — Foto: Fábio Vicentini/A Gazeta

Por Luiza Marcondes, G1 ES

 

Os partidos políticos apresentaram 433 candidatos para o cargo de vereador em Vitória, de acordo com um levantamento do G1 com base nas atas de convenções partidárias. As candidaturas ainda precisam ser homologadas pela Justiça Eleitoral.

No total, disputam as 15 vagas da Câmara de Vereadores da capital 296 homens e 137 mulheres.

Caso todos os pedidos sejam aprovados pela Justiça Eleitoral e ninguém desista da candidatura, Vitória terá 28 candidatos para cada uma das vagas do legislativo municipal.

  • Eleições 2020: conheça regras e saiba o que candidato e eleitor podem fazer
  • Capitais têm mais de 24 mil candidatos a vereador aprovados em convenções; nº de registrados deve ser recorde
  • Candidatos a prefeito do Vitória nas eleições de 2020: veja a lista

Neste ano, o número de candidaturas é 68% maior do que na eleição de 2016, quando 258 candidatos, entre deferidos e indeferidos, tentaram concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores.

O levantamento do G1 ainda aponta que Vitória é a capital com segundo maior aumento no número de candidaturas, ficando atrás apenas de Maceió (AL).

Mulheres são minoria

Apesar do aumento no número de candidatos, isso não reflete na maior participação feminina no pleito.

Dos 433 nomes, apenas 137 são mulheres. O número de candidaturas femininas corresponde a 31,6% do total de candidatos.

O número de mulheres na disputa ainda é percentualmente menor que na eleição de 2016, quando 32,9% do total de 258 candidatos eram do sexo feminino.

A lei eleitoral brasileira exige, desde 1997, que os partidos respeitem a cota mínima de 30% de mulheres na lista de candidatos para a Câmara dos Deputados, as assembleias legislativas e as câmaras municipais.

A legislação só passou a ser cumprida em 2012, quando partidos começaram a ser punidos. Muitos, então, para burlar a cota, começaram a colocar candidatas “laranja” apenas para cumprir a lei.

A eleição desde ano será o primeiro pleito municipal com a cota financeira para as candidaturas femininas. Os partidos devem repassar 30% dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral para as mulheres.

Aumento nas demais capitais

O levantamento do G1 aponta que as capitais do país têm, ao todo, 24.133 candidatos a vereador aprovados pelos partidos para a disputa eleitoral deste ano.

Se confirmados todos os candidatos de 2020, o aumento será de 27% e estas eleições terão o maior número dos últimos 20 anos.

 

Leia mais

Sicoob ES estende prazo para renegociação de dívidas

Foto: Joacir Azeredo/Divulgação O Sicoob ES ampliou para 30...

Boa Esperança confirma mais dois casos de coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Boa Esperança informa nesta segunda-feira, 11, que foram registrados mais dois casos de Covid-19 no município. A pasta reforça...

Curso sobre relações de gênero no campo disponível canal do Incaper no YouTube

Com temática de suma importância para a construção da igualdade entre a mulher e o homem no meio rural, o curso “ATER e as...

Ministério lança Almanaque com informações sobre coronavírus para crianças

Turminha Reconecte – Foto: MMFDH O Ministério da Mulher, da Família...

Leia também

MP em discussão no Congresso Nacional pode aumentar volume de crédito oferecido a empresários paranaenses

A obtenção de crédito por empreendedores brasileiros tem se tornado um entrave durante a crise financeira ocasionada pela pandemia. No Paraná, segundo pesquisa do...

Leilão do saneamento básico em Alagoas deve aumentar percentual da população que recebe atendimento de coleta de esgoto

O serviço de saneamento básico deve ter um novo cenário na região metropolitana de Maceió nos próximos anos. Atualmente, segundo dados do Sistema Nacional...

Mais de 313 mil empregos foram criados em setembro

egundo o Ministério da Economia, é o melhor resultado para setembro desde que foi criado o Caged, em 1992. Foto: Wilson Dias / Agência...

Programa Vigiar SUS é lançado pelo Ministério da Saúde

Foto: Sumaia Villela / Agência Brasil Vigilância, alerta e resposta a ações para melhorar a saúde e o bem-estar da população brasileira. Para isso,...