Iniciativa vai transformar sala no Centro de Vitória em ponto de atendimento psicológico e social dedicado a essa população, além de oferecer orientações sobre direitos como o uso do nome social.
Por Any Cometti, G1 ES
A população LGBTI+ do Espírito Santo vai poder contar, a partir desta quinta-feira (18), com um centro de cidadania e de formação, que vai dispor de atendimento psicológico e social e oferecer orientações sobre os direitos dessa população, como o uso do nome social.
A iniciativa é da Associação Gold, que deu ao espaço localizado no Centro de Vitória o nome de Aconchego. A inauguração será na tarde desta quinta.
“O centro vai atender as pessoas LGBTI+ com psicólogas e assistentes sociais. Esse atendimento é diferenciado, porque são pessoas LGBTI+ atendendo pessoas LGBTI+. É um trabalho que a gente chama de política de pares, que acontece quando as pessoas da própria população podem atender e contribuir com o próximo”, explicou a coordenadora de Ações e Projetos da Gold, Deborah Sabará.
Demandas como as dúvidas sobre o uso do nome social – diferente daquele registrado na certidão de nascimento – poderão ser solucionadas no espaço. Até mesmo aqueles que têm dificuldade de explicar as questões LGBT para a família poderão buscar ajuda no Aconchego.
Esse atendimento, para Deborah, tem a possibilidade de minimizar conflitos familiares e reduzir a possibilidade de violência. Além disso, em todas as quartas-feiras, haverá algum tipo de formação. As duas primeiras, serão sobre as políticas de inclusão LGBT no Espírito Santo e sobre como fazer a retificação do registro social.
Deborah explicou que a associação também quer fazer parceria com serviços e pessoas, de todos os gêneros e orientações sexuais, que possam fornecer orientação e qualificação profissional dedicada às pessoas LGBTI+.
“Se alguém quer, por exemplo, ser voluntário ensinando teatro, bordado, pintura, queremos aproveitar o espaço para que possamos levar para a população LGBTI+ esses cursos que desenvolvam a capacidade de diálogo e convivência”, destacou a coordenadora.
Mais informações estão disponíveis na rede social da associação.

Membros da associação promovem formação e orientação a pessoas LGBTI+ — Foto: Divulgação/Associação Gold