Vitória é a segunda capital com maior taxa de homicídios do Sudeste

Compartilhe

Vitória é a segunda capital da Região Sudeste com a maior taxa de assassinatos, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Mesmo assim, a taxa de homicídios na capital capixaba caiu pela metade em 10 anos. Os dados são do Atlas da Violência por municípios, feito pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).

De acordo com o levantamento, Vitória tem uma taxa de 30,6 homicídios para cada 100 mil habitantes. Já na capital fluminense, a taxa é de 35,6. A pesquisa leva em consideração dados de 2017, quando aconteceu a greve da Polícia Militar no Espírito Santo. Por causa desse movimento, mais de 200 homicídios foram registrados no Estado somente em fevereiro daquele ano – o que contribuiu para a alta taxa na capital capixaba.

O Atlas da Violência indicou ainda que o município capixaba mais violento é a Serra, cuja taxa é de 65,2 homicídios para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Cariacica (59,8), São Mateus (54,9), Linhares (49,5), Vila Velha (40,4), Guarapari (38,5), Vitória (30,6), Colatina (27,1) e Cachoeiro de Itapemirim (22,8).

Homicídios reduzidos pela metade

Apesar da elevada taxa de homicídios registrada em Vitória em 2017, o levantamento apontou uma redução de aproximadamente 50% nesse índice em 10 anos. Em 2007, a taxa de assassinatos na capital capixaba era de 60,4 por 100 mil.

Para o subsecretário de Integração da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), Guilherme Pacífico, vários fatores são responsáveis por essa queda. “Houve todo um trabalho da segurança pública, uma força-tarefa local de enfrentamento, envolvimento do Ministério Público, do Judiciário, das áreas de inteligência, diagnóstico. O município também se envolvendo nesse processo, com guarda municipal, tecnologias. Ou seja, a ideia é que, nesse monitoramento, a gente possa dar o remédio para cada local”, destacou.

O próprio coordenador de pesquisa do Ipea e responsável pelo Atlas da Violência, Daniel Cerqueira, citou duas ações de governo no Espírito Santo que permitiram a redução de homicídios a partir de 2010: melhoria dos presídios e o programa Estado Presente.

“O sistema prisional no Espírito Santo tinha presos em contêineres e o Estado não tinha qualquer controle sobre aquela massa prisional. Em 2010, foi feito um saneamento e muito dinheiro foi investido para tornar o sistema prisional capixaba um dos melhores do Brasil. O segundo ponto importante é a mudança no trabalho de polícia. Em vez de ser a polícia simplesmente no policiamento ostensivo, passou a haver uma política da investigação da inteligência, em que se colocou como foco a prisão de homicidas contumazes”, ressaltou Cerqueira.

O Estado Presente funcionou de 2011 a 2014, durante a primeira gestão de Renato Casagrande como governador do Estado. O programa foi suspenso no governo passado e retomado no início deste ano. Atualmente ele é coordenado pela Secretaria Estadual de Planejamento, porque as ações vão além da segurança pública.

De acordo com o secretário estadual de Planejamento, Álvaro Duboc, o Estado Presente tem atuação em 102 bairros de 10 municípios capixabas, onde acontecem 74% dos homicídios no Espírito Santo.

“Fizemos levantamento lá em 2011 e percebemos que o Estado tinha uma escola para cada mil habitantes. Nesses bairros onde nós tínhamos indicadores mais elevados, nós tínhamos uma escola para cada 3 mil habitantes. Então estava muito claro para o Estado que nós precisávamos ampliar a oferta de ensino. A partir dessa percepção, o governador determinou que toda nova escola deveria ser construída nesses bairros”, frisou Duboc.

 

 

 

 

 

 

Fonte..sitebarra

Leia também

Justiça manda soltar marido de médica morta em hotel de Colatina

O ex-prefeito Fuvio Luziano Serafim, de 44 anos, suspeito de matar a médica Juliana Pimenta Ruas El Aouar,...

Bolsa Família: pagamentos continuam nesta quarta-feira (29)

Nesta quarta-feira, 29 de novembro, a CAIXA realiza o pagamento do Bolsa Família para os beneficiários com o...

Boi gordo registra alta no preço nesta quarta-feira (29)

A cotação do boi gordo apresenta alta nesta quarta-feira (29). Com isso, o produto é negociado a R$...

Weir adquire SentianAI para otimizar processamento de minerais

Empresa de tecnologia para mineração, a Weir adquiriu a SentianAI, uma desenvolvedora de soluções de Inteligência Artificial, sediada...

Barra de São Francisco vence Vila Valério e vai as semifinais da Copa Sesport

A equipe de Barra de São Francisco (foto), venceu na tarde deste sábado (02), a equipe de Vila...

Brasil registra, só em 2022, 610 casos de lesões corporais que levaram à morte das vítimas

O Brasil segue com números elevados de casos de lesões corporais — agressões que levam à morte das...