Vitão diz que trocou a ‘maconha diária pela leitura’: ‘Foi super difícil’

Compartilhe

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

MARIANA ARRUDAS

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um ano de virada. Para Victor Carvalho Ferreira, conhecido como Vitão, 2022 chegou para marcar seu recomeço musical, mas também uma nova fase na vida pessoal. Como resultado, ele diz que já se sente mais fortalecido do que nunca. “[É o ano] de recolher todas as minhas pecinhas que estavam quebradas e montar um novo quebra-cabeça”, afirma o artista de 22 anos. “[Quero] seguir e me reencontrar.”

O cantor teve que lidar com muitas críticas e ataques na internet nos últimos tempos, tanto por seu trabalho quanto por seu relacionamento com a cantora Luisa Sonza, 23, entre 2020 e 2021. Porém, ele vê que o período turbulento foi importante para crescer. “Ninguém se fortalece recebendo carinho, a gente se fortalece tomando porrada. Esses últimos dois anos foram disso”, completa.

Seu foco agora é cuidar da saúde, para questões além da estética. Ele está melhorando a alimentação, a rotina de exercícios e de sono, e se dedicando a ter uma vida, corpo e hábitos mais saudáveis. “Troquei a maconha diária pela leitura diária, isso já mexeu com a minha cabeça de uma forma bizarra”, afirma em entrevista por vídeo chamada ao site F5. “Foi algo super difícil, mas estou conseguindo fazer isso.”

O estilo preferido de livros do cantor atualmente está sendo biografias, apesar de ter relido “O Menino do Pijama Listrado”, que foge desse estilo. As histórias dos guitarristas Slash, do Guns N’ Roses, e Angus Young, do AC/DC, estão entre as obras que leu recentemente. “Como artista, eu me espelho na vida dessas pessoas e posso aprender com os erros, virtudes e conquistas… Quantos artistas não morreram supercedo por causa dos maus hábitos?”, diz ele, que está terminando a biografia de Raul Seixas (1945 – 1989).

Um de seus objetivos com a mudança de hábitos também é ter uma longevidade musical, para continuar trabalhando e tendo relevância até o fim de sua vida. “Quero esbagaçar o Brasil de música, tacar música por todos os lados até que ninguém consiga falar um ‘a’ de mim”, completa ele, que lançou seu último single, “Declaração”, na quinta-feira (5) e cujo clipe estava com quase 800 mil visualizações nesta terça.

Vitão diz que a música foi escrita há dois anos, enquanto estava passando por seu período mais turbulento, porém agora conseguiu dar outro sentido à canção. “Estou entrando em uma fase da minha vida de muito autoconhecimento e isso vai se expandir para a minha música. É uma virada de página”, diz.

Em meio a tantas mudanças, o cantor tem descoberto também novos hobbies e formas de se expressar, como através das roupas e maquiagem. “A estética como uma forma de comunicar. Minha estética traz cada vez mais liberdade e pluralidade”, diz. 

Mas será que essa fase de mudanças inclui um novo amor? O cantor garante que não. “Não estou em uma fase muito romântica”, afirma ele, que recentemente falou sobre o conceito de sexualidade na sociedade e como isso “encaixota a gente”. Questionado sobre o assunto pelo F5, ele não quis comentar. 

“Será que isso não é muito mais uma criação social e religiosa do que, de fato, a nossa natureza como ser humano. Talvez a gente seja mais simples que isso, talvez a gente só gostei de se encostar mesmo, de se amar, independente de gênero, roupa ou qualquer coisa”, disse ele nas redes sociais em tom de desabafo. “Esse é meu questionamento, só quero gerar debate e discussão. Isso é o que artistas fazem”. 

 

Leia também

Acidente com caminhonete na rodovia que liga Nova Venécia a Vila Pavão

  Um acidente envolvendo uma caminhonete foi registrado na tarde desta quarta-feira, dia 25, na BR 342, que liga...

Fria no Espírito Santo: veja a previsão do tempo para os próximos dias

Uma massa de ar polar derrubou as temperaturas do Espírito Santo na última semana, ocasionando ventania e granizo....

Prefeitura conclui construção de calçada em frente a prédio abandonado no centro de Barra de São Francisco

A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços e Limpeza Pública concluiu...

Defesa Civil Nacional vai repassar R$ 2 milhões a 11 cidades atingidas por desastres

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou o repasse de R$ 2 milhões...

ES: criminosos debocham de vítimas de assalto em lanchonete: ‘só isso de dinheiro’

Um vídeo de câmeras de segurança flagrou o momento em que dois assaltantes renderam funcionários de uma lanchonete...

Brasil fatura um ouro e duas pratas na etapa Barcelona do Mare Nostrum

O Brasil estreou com um ouro e duas pratas na etapa de Barcelona (Espanha), a segunda de três...