
As comemorações da virada de ano tiveram registros de aglomerações e pessoas sem máscaras em cidades litorâneas do Espírito Santo, mesmo sem queima de fogos e festas oficiais e com decretos estadual e municipais com medidas para enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Até o último dia de 2020, o Espírito Santo registrou 5.081 mortes por covid-19. O número de casos confirmados chegou a 248.251.
Em Guarapari, uma das oito cidades capixabas em risco alto para a doença no último mapa de risco do Governo do Estado, houve aglomeração de gente sem máscara e até a realização de festas nas praias do Morro, Peracanga e Setiba.
A cidade é uma das mais procuradas do estado. Em anos anteriores, o balneário recebeu cerca de 1 milhão de visitantes durante o verão. O decreto mais recente da Prefeitura proíbe a entrada de ônibus e vans de turismo e o funcionamento de bares.

Segundo a Prefeitura, “mesmo com a demanda muito muito alta a Secretaria Municipal de Postura e Trânsito não tem medido esforços para fazer cumprir as determinações de enfrentamento à pandemia, bem como segue realizando os trabalhos de orientação”.
Ainda de acordo com o município, “nenhuma das ações surtirá efeito sem o comprometimento, bom senso e a conscientização da população”.
A Prefeitura informou também que todas as ocorrências registradas através do serviço de Disque Aglomeração foram atendidas. O serviço funciona todos os dias das 9h às 22h através do número (027) 99716-1848.
O Disque Silêncio funciona das 18h às 2h através do (027) 99905-6397. Das 2h às 8h, a população pode acionar a Polícia Militar pelo 190.