23 cidades do Espírito Santo não possuem casos de coronavírus

Em Mucurici, no Norte do ES, barreiras sanitárias foram instaladas — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Dois meses após o primeiro caso de coronavírus ser confirmado no Espírito Santo, 23 dos 78 municípios do estado permanecem sem registrar nenhum morador infectado pela doença.

Veja sobre os casos de Coronavírus na cidade e região

Para os gestores e a população, o resultado não é uma questão de sorte, mas sim de não baixar a guarda para a entrada do vírus.

Os dados foram obtidos por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com base no último boletim da Covid-19, divulgado na tarde desta terça-feira (5). As cidades sem infectados são:

Obs: O município de Pancas confirmou o primeiro caso, portanto, são 22 municípios que não têm caso confirmado.

  • Mucurici
  • Ponto Belo
  • Conceição da Barra
  • Vila Pavão
  • Jaguaré
  • Água Doce do Norte
  • Mantenópolis
  • Alto Rio Novo
  • Pancas (A cidade estava nessa lista, mas confirmou hoje o primeiro caso, veja aqui)
  • Águia Branca
  • São Domingos do Norte
  • Governador Lindenberg
  • Marilândia
  • Itaguaçu
  • Laranja da Terra
  • Itarana
  • Conceição do Castelo
  • Ibatiba
  • Dores do Rio Preto
  • Divino de São Lourenço
  • Muqui
  • Atílio Vivacqua
  • Vargem Alta

Entre as localidades que estão livres do vírus até o momento estão cidades turísticas e que fazem divisa com outros estados, como é o caso de Conceição da Barra e de Itaúnas, que fica ao lado da Bahia.

Apesar dos fatores que poderiam acelerar o processo de contaminação pelo vírus, estes municípios têm investido pesado em medidas como o isolamento social e o controle das normas de higiene do comércio. E é isso o que está garantindo que a doença não chegue até os moradores.

“Não estamos aceitando ônibus de excursão, nem ônibus de linha e nossos meios de hospedagem, tanto na sede quanto nos distritos, estão fechados”, contou o secretário de Cultura e Turismo de Conceição da Barra, Roberto Malacarne.

No extremo Norte do ES, mais precisamente na divisa com estados da Bahia e de Minas Gerais, o balneário de Mucurici atraía ônibus lotados de turistas todos os finais de semana.

No entanto, há 40 dias barreiras sanitárias foram instaladas na entrada da cidade. O comércio funciona em horário especial e funcionários da Vigilância Sanitária estão sempre passando para orientar comerciantes e clientes.

Além disso, o prefeito da cidade, Osvaldo Fernandes (PDT), e o secretário de Saúde falam semanalmente nas redes sociais sobre as ações que vêm sendo implantadas na cidade.

“Nós divisamos com Minas Gerais, em Nanuque, onde existem vários casos positivos de coronavírus, mas com a nossa atuação, com a barreira sanitária, orientando o comércio local e envolvendo a comunidade, todos juntos estamos firmes e estamos conseguindo”, comemorou o prefeito.

Os moradores, por sua vez, também entenderam a importância de fazer a sua parte, seguindo as normas de isolamento. Em Itarana, a fila da lotérica é um exemplo. Todos os atendidos usam máscaras e mantém distância uns dos outros. Já nas ruas, o movimento é pequeno, mas quem precisa sair também usa máscaras.

No comércio, vale até colocar os próprios produtos da loja para criar uma barreira de proteção. Foi o que fez a comerciante Cristiani Perin Scardua, que improvisou um cercado com cavalinhos de brinquedo para evitar a proximidade com os clientes.

Para entrar nas lojas, é preciso seguir um protocolo, como o uso de máscaras e a higienização das mãos. Barreiras também foram montadas nas entradas de Itarana e também na rodoviária da cidade.

“Graças a deus não temos nenhum caso de coronavírus no nosso município, mas não é por causa disso que a gente vai afrouxar as rédeas. Agora é o momento de sermos mais rigorosos na fiscalização e nas medidas tomadas”, ressaltou o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica Braz Simão Baldotto Filho.

Leia mais

‘Se tudo der certo, teremos a vacina em dezembro’, diz secretário de vigilância

Em entrevista ao canal CNN, o secretário de vigilância...

Defesa Civil tenta combater incêndios em vegetação no interior de Nova Venécia

A Defesa Civil esta atuando na tentativa de combater três incêndios no interior de Nova Venécia na tarde desta quinta-feira (17). O fogo atingiu...

Isenções para as exportações devem ser incluídas na reforma tributária, defende deputado mato-grossense

Avaliada por especialistas e parlamentares como complexa, a carga tributária sobre o comércio exterior praticada pelo Brasil também é tida por quem analisa o...

Senado aprova, em primeiro turno, adiamento das eleições para novembro

Por 67 a 8 votos, os senadores acabam de aprovar, em primeiro turno, a PEC que adia as eleições municipais para 15 de novembro (primeiro...

Leia também

Garoto Riquelme, que sonha em ser policial, visita pelotão de Água Doce do Norte

Este é o garoto Riquelme! Um grande amigo da Polícia Militar. Riquelme disse aos militares que "sonha em ser um policial um dia". Os guerreiros de ortiz...

Motoristas podem conferir e pagar infrações por meio da Carteira Digital de Trânsito

Motoristas de todo o país já podem acompanhar, receber e pagar multas por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Isso ocorre pois...

Eleições 2020: Prazo para envio de candidaturas aos cartórios eleitorais e internet termina neste sábado (26)

O prazo final para que partidos e coligações apresentem requerimento de registros de candidatos termina às 19h deste sábado (26). O pedido, que anteriormente...

Equipes de saúde continuam sendo informatizadas em todos os estados. Saiba mais

O Ministério da Saúde homologou a adesão de mais Equipes de Saúde da Família informatizadas ao Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos...