Vila Velha, ES, tem três casas de repouso para idosos em situação de surto de coronavírus

De acordo com o relatório da Vigilância Epidemiológica de Vila Velha, no Espírito Santo, três Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) encontram-se em situação de surto de coronavírus. Em uma das casas de repouso, três idosos já morreram com a Covid-19.

O relatório é desta quinta-feira (14) e mostra que o último óbito foi registrado no sábado (9). De acordo com a prefeitura, a morte foi de um idoso que estava internado no Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra.

As duas primeiras mortes na mesma instituição aconteceram no dia 30 de abril e 1º de maio. Depois disso, a Prefeitura de Vila Velha enviou equipes das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária e informou, na segunda-feira (11), que nove idosos testaram positivo para a doença.

Nesta sexta (15), a prefeitura disse que há pacientes hospitalizados e outros em quarentena em casa.

Coronavírus: como evitar a transmissão em instituições para idosos

Como ajudar idosos durante a pandemia do coronavírus?

Em outra instituição, uma funcionária testou positivo para Covid-19 e outras seis estão afastadas com suspeita da doença. Até o momento, todos os idosos são assintomáticos.

Na terceira casa de repouso em situação de surto, uma funcionária também está confirmada para Covid-19, hospitalizada no Jayme Santos Neves. Segundo a prefeitura, ela está entubada, mas ainda com ventilação mecânica. Lá, todos os idosos também são assintomáticos.

A Vigilância Epidemiológica de Vila Velha informou, ainda, que solicitou testes rápidos para idosos e funcionários das duas últimas ILPI’s.

Sete óbitos em Vitória

Em uma instituição de Vitória, sete idosos morreram com Covid-19. Os óbitos foram registrados entre 1º de abril e 27 de abril. No dia 29 do mesmo mês, a prefeitura considerou encerrado o surto de coronavírus no local.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disse que monitorou esta instituição diariamente durante o surto e que todas as ILPI’s receberam orientações de recomendação para prevenções e controle de infecção pela Covid.

Fonte: g1

 

 

 

Leia mais

Leia também