Vila Pavão terá estação de monitoramento climatológico • SiteBarra

Vila Pavão terá estação de monitoramento climatológico

O helicóptero do Governo do Estado pousou no Distrito de Todos os Santos

O município vai ganhar uma estação de monitoramento climatológico automática. No final da manhã desta quarta-feira (3), o helicóptero do Governo do Estado trouxe uma equipe para vistoriar a área onde serão instalados os equipamentos. 

O local definido pela Prefeitura para instalação da estação fica no distrito de Todos os Santos, ao lado do sistema de água tratada que  abastece a localidade.  As estações meteorológicas não podem ser instaladas em qualquer lugar. Pelo contrário, exigem toda uma caracterização técnica para que obstáculos externos não interfiram na coleta das variáveis, ou mesmo para proteger os equipamentos, relativamente caros, contra ações de vandalismo. 

As estações são plataformas que medem chuva, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, radiação solar,  temperatura, umidade relativa do ar e alguns outros parâmetros meteorológicos. 

O Estado vai instalar mais 28 estações meteorológicas nos municípios capixabas. Atualmente, com 22 instaladas, o objetivo é chegar a 50 pontos para monitorar com maior precisão  todo o Espírito Santo. 

Segundo Bruce Pontes, meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), os benefícios trazidos pelas estações são vários. O primeiro deles é o monitoramento com maior precisão do tempo e portanto do clima e as suas condições climáticas de médio e longo prazo, uma vez que dessa forma será possível monitorar as variáveis meteorológicas e emitir avisos e alertas de inundações, deslizamento de terra, enchurradas e outros fenonemos adversos que causam muitos prejuízos. 

” Ter estação meteorológica em maior quantidade é importante no processo de refinar a qualidade das previsões do tempo.   Esses dados serão disponibilizados e compartilhados para o mundo inteiro, podendo ser utilizados na modelagem atmosféricas para se melhorar as previsões do tempo” , explicou Bruce Pontes. 

O meteorologista do  Incaper destacou que os dados coletados pela estação serão disponibilizados ao público em geral via internet, dessa forma, será possível comprovar algum sinistro, algo como, danos e prejuízos causados por tempestades, o que facilmente poderá ser comprovado por meio de relatórios emitidos pela estação. 

A equipe do Governo foi recebida pelo vice-prefeito, Vantuil Schraiber, o Tuíla; pelo coordenador local da Defesa Civil, Geberson Vieira Freisleben e pelo coordenador regional da Defesa Civil, Sargento Eller.