Vila Pavão recebe recursos para fortalecer agricultura familiar

Compartilhe

 

Boa notícia para os agricultores familiares de Vila Pavão: o Governo do Estado liberou recursos no valor de R$ 282.898,20 para a aquisição de alimentos através do programa Compra Direta de Alimentos (CDA), da agricultura familiar local. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Espírito Santo (DIOES), na edição do último dia 20 de outubro.

O recurso será utilizado para dar continuidade ao programa, que já beneficia cerca de 200 famílias da sede, dos distritos de Praça Rica e Todos os Santos e patrimônios de Conceição do XV (Cascudo) e Todos os Anjos.

O programa CDA tem como objetivo incentivar a produção e o consumo de alimentos saudáveis, provenientes da agricultura familiar, e fortalecer a economia local. O termo de adesão, que estabelece os compromissos dos municípios participantes, tem vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Os alimentos são adquiridos dos agricultores, pela Prefeitura Municipal, através de edital de chamamento público. Os produtos são repassados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), à rede socioassistencial, a fim de garantir o acesso a alimentos à população em situação de insegurança alimentar e ainda promover o fortalecimento da agricultura familiar.

O secretário de Assistência Social, Ademir Teixeira, explicou como o programa funciona. “O Estado fornece uma planilha de produtos que são adquiridos com base na demanda real das unidades receptoras e da oferta do agricultor fornecedor. O preço de referência para aquisição dos alimentos também é definido pelo Governo pela média simples praticados no mercado local ou regional”, disse.

Têm direito aos alimentos, as pessoas e famílias cadastradas no CRAS e beneficiários das entidades Sociedade Pestalozzi e Abrigo Casa Lar.

“O fortalecimento da agricultura familiar é um dos principais objetivos da gestão municipal. A agricultura familiar sustenta a base econômica do município e fornece alimentos saudáveis para as famílias. Além disso, o programa cumpre um objetivo social, pois muitas vezes possibilita a principal refeição para essas famílias. Nossa equipe está sempre buscando recursos junto aos governos estadual e federal para apoiar a agricultura familiar e garantir dias melhores para a população”, salientou o prefeito Uelikson Boone (Bolinha).

Leia também

Pavimentação asfáltica segue pela Avenida Antônio Valli, no bairro Irmãos Fernandes

A pavimentação asfáltica de ruas do bairro Irmãos Fernandes está avançando com força total. A Rua Capitão Antônio Lopes...

Prefeitura de Jaguaré abre Chamamento Público para Agricultura Familiar em 2024

  A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal da Educação, está realizando Chamamento Público para a aquisição...

FPM: 22 municípios estão bloqueados para receber os repasses

Até o dia 6, 22 das 5.568 cidades brasileiras estavam bloqueadas para receber o pagamento do Fundo de...

Boi gordo registra baixa no preço nesta quinta-feira (7)

A cotação do boi gordo apresenta forte queda nesta quinta-feira (7). Com isso, o produto é negociado a...