Vila Pavão descarta caso suspeito de coronavírus

A Secretaria de Saúde de Vila Pavão, divulgou um boletim epidemiológico no fim da tarde deste domingo (29), descartando o caso suspeito de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no município.

O caso notificado estava sendo monitorado desde a última segunda-feira, dia 23, quando o prefeito, Irineu Wutke, e a secretária de Saúde, Luciane Alves Linause, fizeram um anúncio através de uma rede social.

Através da mesma plataforma, a prefeitura disse que “que todas as medidas tomadas pela Secretaria estão seguindo as diretrizes e recomendações do Ministério da Saúde, seguindo as orientações de acordo com o perfil epidemiológico atual”.

Definições operacionais utilizadas:

  •  Caso notificado: Caso que apresente suspeita para COVID-19, obedecendo aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e informado formalmente à Vigilância Epidemiológica e necessita de investigação.
  • Caso Suspeito: Caso que está em processo de investigação pelos serviços de Vigilância para confirmação ou descarte da doença.
  • Caso confirmado: Caso investigado que teve confirmação laboratorial para novo coronavírus.
  • Caso descartado: Caso que após investigação epidemiológica e/ou laboratorial, apresentou critérios negativos, sendo descartado para a doença.

Como prevenir

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;

– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Leia mais

Leia também