
A Secretaria de Saúde de Vila Pavão, divulgou um boletim epidemiológico no fim da tarde deste domingo (29), descartando o caso suspeito de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no município.
O caso notificado estava sendo monitorado desde a última segunda-feira, dia 23, quando o prefeito, Irineu Wutke, e a secretária de Saúde, Luciane Alves Linause, fizeram um anúncio através de uma rede social.
Através da mesma plataforma, a prefeitura disse que “que todas as medidas tomadas pela Secretaria estão seguindo as diretrizes e recomendações do Ministério da Saúde, seguindo as orientações de acordo com o perfil epidemiológico atual”.
Definições operacionais utilizadas:
- Caso notificado: Caso que apresente suspeita para COVID-19, obedecendo aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e informado formalmente à Vigilância Epidemiológica e necessita de investigação.
- Caso Suspeito: Caso que está em processo de investigação pelos serviços de Vigilância para confirmação ou descarte da doença.
- Caso confirmado: Caso investigado que teve confirmação laboratorial para novo coronavírus.
- Caso descartado: Caso que após investigação epidemiológica e/ou laboratorial, apresentou critérios negativos, sendo descartado para a doença.
Como prevenir
Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.
– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.