Vice-Governadoria participa de qualificação ministrada pela SEP

A Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), por meio da Subsecretaria de Planejamento e Projetos, retomou, nesta terça-feira (25), o processo de transferência de metodologia em Gestão Estratégica para a Vice-Governadoria do Estado. O objetivo é o aperfeiçoamento da gestão de programas e projetos setoriais.

A capacitação havia sido iniciada em fevereiro de 2020, mas, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), sofreu descontinuidade, sendo retomada agora de forma virtual. Segundo a subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, “com esse trabalho, a SEP difunde a cultura do gerenciamento de projetos e profissionaliza ainda mais a gestão pública em Gestão para Resultados”.

A SEP coordena o Planejamento Estratégico do Governo do Estado e é na Secretaria que funciona o Escritório de Projetos do Governo, por meio do qual é realizado o gerenciamento intensivo de programas e projetos das carteiras estratégicas da Administração Estadual. Um dos programas estratégicos é o Agenda Mulher, da Vice-Governadoria.

No encontro, a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, destacou a importância da gestão de projetos que tem sido amplamente utilizada pelo Governo como forma de melhorar seus resultados.

“O Governo está utilizando as ferramentas pela primeira vez no Espírito Santo, o escritório de projetos passa a ser realizado de forma mais eficiente e eficaz, garantindo o alcance dos nossos objetivos como um todo. Cuidamos, na esfera pública, para que os cidadãos passem a cobrar cada vez mais resultados do Governo, e que nós possamos adotar as ferramentas gerenciais necessárias para melhorar a qualidade dos serviços prestados. Assim, podemos garantir, com mais clareza, o alcance das metas na gestão pública, com o cumprimento dos prazos e a redução dos custos”, disse Jacqueline Moraes.

A capacitação, feita por meio de oficinas, permite a elaboração do planejamento estratégico setorial e o aprimoramento do gerenciamento dos desafios, indicadores, metas e entregas previstas dos projetos internos das secretarias e órgãos, além dos previstos no Planejamento Estratégico do Governo.

A agenda das oficinas a serem ministradas para a Vice-Governadoria se estenderá até julho deste ano, quando os servidores do órgão vão adquirir conhecimento sobre análise estratégica; planejamento, indicadores e metas; programas, projetos e ações; implantação do escritório setorial de projetos; estruturação de programas, projetos e ações, além do gerenciamento intensivo de projetos por meio do Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges).

O Siges é a principal ferramenta de comunicação, em tempo real, entre a linha decisória e as instâncias de apoio do Modelo de Gestão Realiza+, que visa a ampliar a capacidade de execução de programas e projetos estratégicos do Governo Estadual, entregando melhores resultados à sociedade capixaba.

Até o momento, a equipe da SEP já ministrou qualificações, envolvendo transferência de metodologia e/ou utilização do Siges, para as secretarias de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (Sesa), Fazenda (Sefaz) e Controle e Transparência (Secont), e também para a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a ES Gás.


Leia mais

Leia também