Vice-governadora realiza primeira reunião com ONU Mulheres para firmar acordo de cooperação técnica

Foi realizada, nesta quinta-feira (8), a primeira reunião virtual para construir um acordo de cooperação técnica entre o Programa Agenda Mulher e a ONU Mulheres com o objetivo de acelerar a igualdade de gênero no Estado. A vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, conduziu a reunião com o objetivo de consolidar a parceria da entidade com o Espírito Santo. O foco da cooperação aparece nas áreas de enfrentamento à violência contra as mulheres, empoderamento econômico, participação política e governança.

Além da vice-governadora, participaram do encontro a representante interina da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino; a consultora de Enfrentamento à Violência da ONU, Aline Yamamoto; o diretor-presidente do Instituto Jones Santos Neves (IJSN), Daniel Cerqueira; e vários outros técnicos do Governo do Estado.

Ao falar sobre o interesse em firmar um acordo de cooperação técnica, a vice-governadora declarou o objetivo de transformar a ONU Mulheres em uma aliada do Espírito Santo via empreendedorismo.

“A desigualdade entre mulheres e homens na vida social, econômica e política, geralmente surge de uma falha nas estratégias de desenvolvimento para atender, adequadamente, as diferenças e as necessidades específicas de gênero. Eu quero aproveitar as experiências, as habilidades e os programas da ONU Mulheres para que, via Agenda Mulher, possamos facilitar a participação plena das mulheres no desenvolvimento do Estado. Esperamos que elas sejam fonte de inspiração umas para as outras”, afirmou Jaqueline Moraes.

O diretor-presidente do IJSN, responsável por articular a reunião, falou sobre o Observatório de Políticas Públicas para Mulheres no Espírito Santo (Observatório MulherES), executado pelo Instituto, que se propõe a dialogar com outras instâncias governamentais e da sociedade civil no sentido de contribuir para a discussão sobre as questões de gênero no Estado. “O Observatório é uma importante ferramenta para que possamos caminhar rumo à igualdade de gênero no Espírito Santo, um Estado como este que eu, que cheguei há pouco tempo, vejo que procura ser democrático e contemplar toda sua diversidade”, disse Daniel Cerqueira. 

A representante da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino, destacou os desafios enfrentados pela entidade em trabalhar com foco nas pessoas, na prosperidade, na erradicação da pobreza e em defesa do meio ambiente, políticas de sustentabilidade que melhoram condições de vida desta geração e das futuras. Ela explicou que, a exemplo de experiências anteriores, a parceria poderá abranger quatro áreas de cooperação técnica.

Na área de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a colaboração possibilita a criação de uma Rede de Enfrentamento à violência contra as mulheres com integração, abordagem das mulheres em sua diversidade e monitoramento fortalecidos por meio da incorporação de padrões internacionais de prevenção.

Na área de Empoderamento Econômico, pretende-se formular, implementar e monitorar estratégias para promover o trabalho decente, a proteção social e o empreendedorismo de mulheres, áreas que podem ser fortalecidas por meio de medidas para empoderamento econômico de mulheres no setor público e em situação de vulnerabilidade social.

Na área de Participação Política, o objetivo é aprimorar a capacidade de mulheres líderes sociais e políticas, fortalecidas por meio de oficinas de capacitação para que elas manifestem interesse em se candidatar no processo eleitoral, independentemente de sua filiação partidária.

Por fim, na área de Governança, espera-se potencializar ferramentas de governança para transversalização de gênero nas políticas públicas.

Ao fim da reunião, os técnicos estabeleceram contatos e uma nova agenda será definida até o final de 2020.

Leia mais

Corpo encontrado em Guararema é de lavrador que foi sequestrado

Gilcenir Pereira da Silva O sogro da vítima reconheceu o corpo de um homem encontrado morto neste sábado (22), como sendo o do lavrador Gilcenir...

Ex-vereador de Barra de São Francisco, Paulo Demétrio completa 91 anos

Paulo Demétrio Quem está completando 91 anos de idade...

Região Sul apresenta a maior taxa óbitos por Covid-19 pela segunda semana consecutiva

Pela segunda semana consecutiva, a região Sul do país apresentou as maiores taxas de casos confirmados e óbitos em decorrência da Covid-19. Juntos, Paraná,...

Leia também

Criminosos se passam por fiscais da Vigilância Sanitária para extorquir comerciantes em Colatina

Donos de bares e restaurantes de Colatina, na região Noroeste do Espírito Santo, estão recebendo ligações de golpistas se passando por agentes da Vigilância...

Com briga de Abraão e Jacy, eleitores procuram adversários

A briga do ex-prefeito Abraão Lincon e do atual prefeito Jacy Donato é o principal assunto político em Água Doce do Norte nos últimos...

PB: Governo dá início a piloto de pesquisa sobre Covid-19 na capital

O governo da Paraíba deu início a uma pesquisa inédita no Brasil sobre a Covid-19. Nessa terça-feira (27), agentes comunitários da saúde (ACS) e...