Vice-governadora participa de roda de conversa no Ifes de Vila Velha


Foto: Leandro Braga/Vice-Governadoria

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vila Velha promoveu, nesta quinta-feira (12), uma roda de conversa alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que é lembrado no dia 08 de março. O encontro reuniu cerca de 200 servidores da unidade, entre técnicos e docentes, e contou com a participação da vice-governadora Jaqueline Moraes, que abordou o tema “Empoderamento Feminino”. O objetivo do evento foi fomentar reflexões sobre a mulher e seu lugar de fala no processo de autoridade e afirmação.

“É preciso que compreendamos o lugar de fala conquistado e o que ainda será alcançado por nós mulheres. Temos que ter a visão clara de que os espaços que as mulheres vêm ocupando, com o objetivo de terem voz, por meio de ações concretas, vão resultar no objetivo da ONU de um Planeta 50-50 eliminando as desigualdades de gênero. Para alcançar tal objetivo, tudo dependerá de que todas e todos – mulheres, homens, sociedade civil, governos, empresas, universidades e meios de comunicação – trabalhem de maneira determinada para eliminar as desigualdades”, disse.

Ainda segundo Jacqueline Moraes há um longo caminho a ser percorrido para que o lugar de fala se concretize e que as mulheres devem ficar atentas e conscientes a ocuparem este lugar na vida social como um todo. “Eu sou a primeira mulher, negra e da periferia, a assumir a Vice-Governadoria do Estado, mas há oito anos, eu era mais uma das centenas de camelôs que montavam suas barracas perto do Palácio Anchieta. Foi a conscientização do meu lugar de fala e o trabalho para ganhar espaço que me fizeram sair da informalidade para subir a escadaria do Palácio Anchieta como a vice-governadora de Renato Casagrande”, afirmou.

O diretor-geral do Ifes Vila Velha, Diermerson Saquetto, lembrou que a mulher empoderada na história da humanidade foi colocada pelo homem em um lugar de submissão. “Eram as loucas, as mulheres da vida, as bruxas. As lutas foram cruéis rumo à emancipação, pois o universo do silenciamento e da memorização machista e patriarcal colocava a mulher em um não-lugar. Comemorar o Dia Internacional da Mulher é um momento ímpar para planejarmos a igualdade de gênero”, destacou.

Durante o encontro, os participantes puderam refletir sobre a violência praticada contra a mulher. Houve também apresentação dos produtos desenvolvidos pelos alunos do Instituto.

Leia mais

Merenda escolar será distribuída para pais e responsáveis de alunos da Educação Básica

A lei permanece vigente até o fim do período de suspensão das aulas em razão da pandemia do...

Placa de sinalização sendo colocada em estradas na zona rural de Mantena

Uma ótima iniciativa da prefeitura de Mantena, foi a instalação de Placas Indicativas instaladas na Zona Rural do município. Para quem conhece o trajeto...

Governo do Espírito Santo divulga 16º Mapa de Risco Covid-19

O Governo do Estado anunciou, neste sábado (1º), o 16º Mapa de Risco Covid-19, que terá...

Disk aglomeração 24 horas foi criado em Águia Branca para combater festas clandestinas

A secretaria municipal de saúde de Águia Branca,...

Leia também

Nova Venécia em alerta crítico para incêndios florestais

A Defesa Civil de Nova Venécia recebeu um alerta crítico do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), para incêndios devido a onda de calor...

INDICADORES: São Paulo registra alta no boi gordo nesta terça (29)

A cotação da arroba do boi gordo começou a terça-feira (29) com alta de 0,02% no preço e o produto é negociado a R$...

INDICADORES: Preço do café em queda nesta terça (29)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a terça-feira (29) com queda de 1,30% no preço e é vendida a R$ 535,50...

Lançado programa Mineração e Desenvolvimento que vai estimular retomada do País

Palavras do Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima Leite Albuquerque Junior. Foto: Carolina Antunes/PR O Governo Federal lançou, nesta segunda-feira...