
King toma picolé de ração no ES para refrescar — Foto: Arquivo Pessoal
King toma picolé de ração no ES para refrescar — Foto: Arquivo Pessoal
Com as temperaturas altas nos últimos dias, as pessoas tentam de tudo para se refrescar no calor. Mas quem também sofre com o clima mais quente são os animais, que têm um modo diferente de regular a temperatura corporal e, por isso, precisam de alguns cuidados especiais, segundo especialistas. A reportagem é de Juirana Nobres, g1 ES
Nos últimos dias você viu que tartarugas se refrescam com picolé de sardinha, que boi invadiu piscina de sítio e que galos gigantes tomam banho de mangueira para enfrentar o calorão.
A jornalista Rita Benezath é tutora do King, cachorro pastor alemão, que adora picolé de ração. O animal tem sofrido com as altas temperaturas no estado e esta foi a forma que a Rita encontrou de refrescar seu pet.
A reportagem conversou com médicos veterinários que dão dicas de como ajudar os pets a encarar as altas temperaturas.
Marcus Braun disse que os cães e gatos já possuem a temperatura do corpo normalmente mais alta por isso é muito importante poupa-lós de altas temperaturas, a hipertermia é perigosa e pode levar até a morte.
“Os cães andam próximo ao chão que aquece mais o corpo e podem sofrer queimaduras nos coxins (almofadinhas das patas)”, alertou.
Braun disse ainda que água deve ser trocada com frequência e pode colocar gelo.
“Muitos cães gostam de brincar de lamber gelo, por isso é interessante fazer gelinhos saborizados com patê por exemplo, também existe no mercado pet o ‘colchão gelado’, não sair com o cão nos horários quentes, levar sempre água para seu animalzinho, não deixar exposto ao sol principalmente os cães braqueocefálicos que tem muita dificuldade de hiperventilação devido à anatomia achatada do focinho”.
Fabrício Pagani também é médico veterinário e reccomnedou que os animais fiquem sempre em ambiente onde eles possam escolher regiões mais frescas da casa ou quintal com sombra e circulação de ar.
“Manter sempre água fresca e abrigada do calor, se possível colocar pedras de gelo para manter a água em temperatura mais agradável. No caso de cães ofegantes pelo calor, colocá-los logo em ambiente com ventilador ou ar condicionado pois a troca de temperatura corporal se dá principalmente pela respiração”, acrescentou Pagani.
🧊Fornecer mais água para os pets, em especial, cubos de gelo, que podem conter frutas dentro. Essa medida também pode ser feita com os animais de rua.
⏰ Escolher bem o horário dos passeios e preferir andar em cima da grama. De preferência antes das 8h da manhã e sair à noite e não no fim da tarde, por estar mais fresco.
🐕 Tomar cuidado especial com pets de focinho achatado, reforçando a água e o gelo, e colocar em ambiente climatizado, se possível. Pugs, bulldogs, shih-tzus, esses cachorros têm mais dificuldade em respirar, porque eles têm o nariz mais achatado e também, eles tendem à obesidade, o que dificulta a perda de calor.
💧 Manter o animal sempre hidratado, com água fresca, que deve ser trocada ao longo do dia; Aumentar a quantidade de potes com água pela casa;
⛱️ Manter o animal em um lugar arejado, com circulação e ar e sombra;
🏠 Não deixar a casinha do cachorro no sol;
🐾 Tome cuidado com as patinhas do animal, em qualquer horário;
🚿 Após o banho ou entrada em piscinas, secar o animal, evitando que ele fique molhado o dia todo e exposto ao sol;

Cachorro se refresca no calorão em praia de Vitória — Foto: Ricardo Medeiros/Rede Gazeta
Cachorro se refresca no calorão em praia de Vitória — Foto: Ricardo Medeiros/Rede Gazeta
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Espírito Santo tem dois alertas meteorológicos em vigência. O primeiro, representado na cor vermelha, é de ainda mais calor, sendo válido até às 23h59 deste sábado (18). O segundo, de cor laranja, é de tempestade em 40 municípios capixabas, válido até o início da tarde de domingo (19).
Um alerta do Inmet já tinha previsto uma onda de calor, com temperaturas 5 °C acima da média, com a expectativa de durar até esta sexta-feira (17). No entanto, de acordo com o Instituto, a onda de calor deve persistir até o final da noite de sábado.