Vereadores indicam criação de Comitê Técnico de Trânsito, Mobilidade Urbana e Transporte

Os vereadores, Pedro Gonçalves (Podemos) e Damião Bonomette (PSB), idicaram a criação de um Comitê Técnico de Trânsito, Mobilidade Urbana e Transporte, com o objetivo promover o desenvolvimento de ações de intervenção baseadas nas evidências obtidas após análise de dados e informações, por meio de planejamento integrado e intersetorial, com projetos de intervenção focados a partir dos fatores de risco prioritários de ocorrência dos acidentes de trânsito, nos grupos de vítimas e nos pontos críticos de ocorrência de acidentes no Município.

O pedido dos parlamentares surgiu após o aumento de acidentes no município de Nova Venécia, em boa parte, com óbitos ou vítimas em estado grave, e a dificuldade de locomoção no trânsito, em especial, no Centro da cidade. “Dentro destes fatores, faz-se necessária a criação de um Comitê com o propósito de apresentar propostas rápidas para a cidade em relação ao trânsito, com agilidade e resolutividade”, falou Pedro Gonçalves.

De acordo com a indicação dos vereadores, o Comitê seria composto por servidores dos seguintes órgãos e entidades: Prefeitura Municipal (Gabinete, Defesa Civil, Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação); Câmara Municipal; Hospital São Marcos; Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros; Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES); Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES); Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); e Autoescolas. Representantes de Entidades Acadêmicas, Organizações Não Governamentais, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, órgãos de comunicação social estadual e municipal, e outros também poderão fazer parte como convidados.

“A criação desse Comitê seria de grande importância para desenvolvermos, o quanto antes, ações imediatas para reduzir o número de acidentes no nosso município e conscientizar, ainda mais, nossa população, para que mais famílias não sofram com o luto como estão sofrendo as do Henrique Belcavello Bolsanelo e do Magno Barreira, vítimas de acidentes no último final de semana na reta do bairro Aeroporto e na rodovia ES 137, que liga Nova Venécia a Vila Pavão. Medidas urgentes precisam ser tomadas e vamos lutar para que isso aconteça”, finalizou Pedro.

 


Leia mais

Leia também