Vereadores aprovam Título de Cidadão Francisquense para Padre Belmiro

Compartilhe

Foi aprovado por unanimidade na tarde desta segunda-feira (30), o Projeto de Lei de autoria do Vereador Fernando Carabina que concedeu o título de Cidadania Francisquense ao Padre Belmiro Ohnezorg.

Trata-se de uma honraria concedida exclusivamente a pessoas que não tenham nascido no Município e que tenham devida importância ou relevância serviços prestados à comunidade.

Para o vereador autor da proposição, é justificável essa belíssima homenagem, devido aos relevantes serviços prestados por Belmiro, não só na Paróquia São Francisco de Assis, mas em toda nossa Cidade de Barra de São Francisco. Carabina ainda lembra que Belmiro é natural de Praça Rica, Município de Vila Pavão, e está em nossa cidade desde 2019 e neste tempo já demonstrou a que veio, e o quanto pode contribuir através do seu conhecimento Espiritual.

Quem é o Padre Belmiro Ohnezorg

Nascido no dia 09/11/1963, em Praça Rica, Município de Nova Venécia, que atualmente pertence a Vila Pavão.

Primeiro filho do senhor França (falecido há 11 anos) e dona Georgina ( falecida agora recentemente no mês de setembro de 2023). Família grande de 5 filhos todos vivos: Belmiro, Almerinda, Bertonílio, Regina e Dirceu. Sua família reside em Jaru – Rondonia desde 1994.

No dia 23 de fevereiro de 1964, com apensa três meses recebeu o Batismo na Igreja Luterana do Córrego.

 Com 4 anos de idade passou para a Comunidade Católica da Praça Rica onde recebeu a primeira eucaristia e a Crisma sendo membro ativo da comunidade.

Viveu a vida rural, pequena propriedade. Vida simples e difícil ao mesmo tempo. Trabalhou juntamente com sua família no cultivo da terra, estudava e participava da vida da comunidade. Foi em meio a todo esse movimento, que o Senhor o chamou.

 Parafraseando o evangelista Marcos, chamou “para ficar com Ele e depois enviá­-los a pregar”. Seu pai o senhor França falecido há 11 anos, sempre foi um grande motivador para que ele respondesse o chamado.

E assim ele entrou no Seminário Menor em Nova Venécia no dia 06 de novembro de 1985, onde ficou até o final de 1989. Foram 4 anos de estudo naquele espaço que o acolheu quando ele deixou a casa dos pais. Alí estudou e concluiu o 2° grau.

O próximo passo se deu em 5 de março de 1990, quando iniciou seus estudos no Instituto de Filosofia e Teologia na Arquidiocese de Vitória.

Cinco anos depois em 05 de novembro de 1995 foi instituído no ministério de Acólito na Catedral de São Mateus pelo Bispo Diocesano Dom Aldo Gerna. No ano seguinte, no dia 05 de Agosto foi admitido às Ordens Sagradas. A celebração de Admissão aconteceu no dia 10 de novembro de 1996 na Capela do CEDI também presidida por Dom Aldo Gerna.

O próximo passo foi: A Ordenação Diaconal que aconteceu no dia 20 de Abril de 1997, na igreja do Bom Pastor na Paróquia Nossa Senhora das Graças na cidade de Boa Esperança.

Com a presença de padres, dos religiosos (as) e numerosa presença do povo de Deus. E 7 meses depois FOI ORDENADO SACERDOTE NO DIA 23 DE NOVEMBRO DE 1997 NA FESTA DE CRISTO REI no Ginásio de Esportes de Boa Esperança na Paróquia

Nossa Senhora das Graças com numerosa presença do Clero da Diocese de São Mateus e outros que vieram de outras dioceses, uma multidão de povo vindo das paróquias, religiosas, religiosos e seminaristas. Ele foi ordenado pelo bispo Dom Aldo Gerna.

E um dia após ser ordenado, assumiu a missão de Vigário Paroquial de Boa Esperança onde permaneceu até 31 de dezembro de 1998.

(A informação aqui não tem o objetivo de guardarmos datas, mas nos atentarmos para a inerência que foi a comemoração dos 25 anos de sacerdócio do Padre Belmiro).

Foi enviado para a Paróquia São José de Águia Branca como administrador paroquial em 01 de janeiro de 1999.

Em 06 de dezembro de 2000 assumiu a missão em Vila Valério, onde ficou até 2002 quando foi chamado a ser reitor no Seminário Menor em São Mateus e também Vigário Paroquial da Paróquia de São Mateus.

E não ficou por aí… seu fecundo e intenso sacerdócio o fez ser enviado a outros lugares e em dezembro de 2007 a Paróquia de Mucurici/Ponto Belo o recebeu com Administrador Paroquial.

Em 2009 foi a vez de Pinheiros ganha-lo como Pároco aos 23 de outubro de 2009. Após 3 anos e 7 meses deixa Pinheiros e é enviado a paróquia São Cipriano em Jaguaré como pároco aos 03 de maio de 2014 onde permaneceu 5 anos e meio.

E em 17 de novembro de 2019 foi o grande dia!

A cidade de Barra de São Francisco o acolhe como pároco da nossa amada paróquia São Francisco de Assis, onde está até a data de hoje. Fazendo um belíssimo trabalho de evangelização, amor e servidão.

Então nada mais justo, pela sua representatividade religiosa, carisma e entrega pela causa do amor ao próximo, que o Título de Cidadania Francisquense seja entregue ao Padre Belmiro Ohnezorge

Finaliza o Vereador Fernando Carabina.

Leia também

ES: apostador que ganhou R$ 50 milhões na Mega retira prêmio

Um sortudo da cidade de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, que ganhou mais de R$ 50 milhões...

ES: homem mata o próprio irmão a golpes de facão, na presença da mãe

  Um homem de 42 anos, identificado como Rodrigo Benevides Serpa, foi assassinado a golpes de facão, na noite...

Carreta com eucalipto tomba e dá nó no trânsito na BR 101 em Conceição da Barra

e Uma carreta que transportava toras de eucalipto tombou no início da manhã desta terça-feira (5), no km 38...

“Pode ser pobre e feia porque eu também sou”: vendedor coloca anúncio em carro procurando mulher para casar

Quem anda por Vila Velha, na Grande Vitória, pode se deparar com um anúncio no mínimo inusitado. O...

Barra de São Francisco terá bloco de foliões no Carnaval de Vitória

A Novo Imperio escola de samba de Vitória que terá Barra de São Francisco no Noroeste Capixaba, como...

Carreta tomba, piche asfáltico vaza, pai e filho caem de moto e se queimam em Rio Bananal

Uma carreta carregada de piche tombou na noite desta terça-feira (5), no km 32 da rodovia ES 245,...

Casal perde toda casa em incêndio e CDL de Vila Pavão realiza ação entre amigos para ajudar

Depois de um incêndio que aconteceu no final do último mês de setembro, a fotógrafa e servidora pública,...