Vereador inclui Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em seu Planejamento Estratégico

O vereador de Anchieta Renaro Lorencini (PSB) reafirmou seus compromissos firmados na campanha eleitoral do último pleito. Eleito para o segundo mandato defendendo a inclusão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas propostas e projetos frente à Câmara Municipal, Lorencini declarou formalmente, durante a última sessão plenária, sua adesão para contribuir para que as metas sejam buscadas nas políticas públicas locais.

Durante a mesma sessão, Lorencini apresentou duas indicações para que a Câmara e a Prefeitura possam aderir a movimentos nacionais (Estratégia ODS e Rede ODS Brasil) que contribuem para estratégias e programas de atingimento das metas estabelecidas no Pacto Global, firmados por governantes mundiais, em 2015, para o combate à pobreza extrema, busca do desenvolvimento humano e construção de valores comuns para a promoção da vida digna para todos.

Lorencini defende que os ODS estão diretamente relacionados aos trabalhos dos governos locais e regionais, em especial aqueles relacionados à prestação de serviços básicos, tais como saúde, saneamento, educação, segurança, transporte, entre outros. “Nesta missão, nós, representantes municipais somos parceiros fundamentais para a implementação da maioria das metas traçadas, já que estamos na ponta, mais próximos à realidade das pessoas. Temos uma ferramenta poderosa em nossas mãos: o nosso mandato pode ajudar a alcançarmos esses Objetivos em nível municipal”, disse Renato.

Renato salientou, em seu pronunciamento que incorporar as metas da Agenda 2030 nos planejamentos e políticas municipais pode não parecer uma tarefa simples, mas o município pode fazer a sua parte.  “Com diálogo entre os Poderes municipal e a sociedade, é possível definir e construir planos de ação voltados às prioridades locais, de forma alinhada aos ODS. Foi justamente este diálogo próximo, por meio do Gabinete Itinerante, no nosso último mandato, que nos permitiu ver de perto as necessidades da população. Quero avançar mais, por isso, fizemos um planejamento estratégico do nosso mandato, aplicando no dia a dia de vereador os conceitos dos ODS”, finalizou o vereador.


Leia mais

Leia também