Veneciano tem empresa de tijolo na Flórida e afirma que País é lugar das oportunidades

» Rodrigo Scamparle possui empresa de instalação de tijolo de concreto, na Flórida

Estando há 16 anos residindo nos Estados Unidos, Rodrigo Scamparle, 37 anos, tem uma empresa no ramo da construção civil, mora em Orlando, na Flórida, local que tem sua própria empresa, a O’Braz Pavers Instalation, empresa especializada em instalação de tijolo de concreto.

O veneciano relata que para gerir seus negócios, trabalha em média 12 horas por dia, de segunda a sábado, e que conquistou o sonho de estar em solo americano, através da sua irmã, que já morava por lá. “Ela me fez o convite para vir e eu aceitei na hora. Aqui é muito mais do que eu esperava, tudo muito organizado, limpo, as leis funcionam. É um País onde você consegue trabalhar e comprar o que precisa”, diz.

Casado, Rodrigo mora com a esposa e dois enteados, tem um filho no Brasil (de outro casamento), e nas horas vagas, entre suas diversões, estão os shows, sair com a família para restaurantes e passeios. Quando perguntado sobre a comida brasileira, o veneciano afirma que lá existe tudo que tem aqui nos supermercados, mas que sente falta mesmo é da comida da mãe. “Eu como aqui a minha comida predileta, que é arroz, feijão, salada de maionese, feijão tropeiro e frango, que era a comida que minha mãe fazia aos domingos, mas sinto falta da dela. Quando ela vem me visitar, é uma das primeiras coisas que peço para ela fazer”, conta aos risos.

Ainda sobre itens de supermercados, Rodrigo relata que há produtos por lá, que a diferença de preço para o Brasil é enorme. O valor do jiló é um deles, que segundo o rapaz, é mais caro que picanha. “Mas o valor de compra aqui é maior, já foi melhor, mas, aqui trabalha-se e conquista o que quer”, declara.

Quando morava em Nova Venécia, Rodrigo iniciou o curso de Matemática na extinta Ceunes e os locais que trabalhou foi na Folha do Estado e no Jornal A Notícia, com funções de Office-boy e no setor gráfico. “Vendi picolé e salgado na rua também, das raízes eu não esqueço”, fala.

Depois que foi para os Estados Unidos, Rodrigo não voltou mais para o Brasil a passeio, coisa que segundo ele, faz muita falta. “Eu já pensei em desistir várias vezes, perdi minhas avós, meu padrinho, não pude ir e estar com minha família nesses momentos. Mas depois coloco a cabeça no lugar e vejo que ainda não é hora de voltar”, diz.

Em sua empresa, Scamparle tem dois funcionários, que de acordo com ele, trabalham ao dia oito horas. “Como eu sou o responsável pelo meu negócio, acabo trabalhando mais, o que é normal”, relata.

Rodrigo conta que a única coisa que acha ruim em Orlando, é o horário em que se encerram as baladas por lá. “Duas da manhã essas coisas não funcionam mais, não vende bebida alcóolica, e como brasileiro, gosto de curtir a noite, mas aqui é lei e não vende bebida em lugar nenhum após esse horário, e nem funcionam as baladas”, explica.

Quando voltar para o Brasil, Scamparle relata que quer chegar a Nova Venécia e nem de carro quer andar, até chegar em casa. “Sinto tanta saudade que eu quero ir a pé por ai, quero ver as ruas até chegar em casa, todo percurso quero fazer a pé, quero rever a família, os amigos, ir lá na frente da minha escola Veneciano, sinto falta dos professores, Sônia Pilon, Delma, Mazinho, o Genivaldo que não está mais entre nós, e todos os outros”, diz.

Para finalizar, Rodrigo manda um recado para os venecianos. “Aqui é terra da oportunidade, se você quer trabalhar e crescer, consegue, pois o Governo quer que aconteça isso, te dá liberdade e incentivo para mudar de vida. Mas o Brasil, é sem dúvida o melhor lugar do mundo”, finaliza.

Fonte: Cintia Zaché / redenoticiaes

Leia mais

Registro de estabelecimentos e de produtos destinados à alimentação animal passa a ser online

Há cerca de 3 mil estabelecimentos destinados à alimentação animal – Foto: ...

Aplicativo ÔnibusGV disponibiliza botão para denúncia de lotação no Transcol

A partir desta quinta-feira (21), quem usa o sistema Transcol passa a contar com mais uma...

Governador confirma a Enivaldo início das obras da rodovia ES 320 que liga Barra de Francisco até Mantenópolis ainda em 2020

Em audiência realizada no final da tarde desta quarta-feira (23), no Palácio Anchieta, com a participação também do chefe de Gabinete do Executivo Estadual,...

Leia também

Enivaldo quer posse sem aglomeração em Barra de São Francisco

Preocupado com o aumento de casos de Covid-19...

Produtores rurais têm até 31 de dezembro para aderir ao Cadastro Ambiental Rural

Produtores rurais têm até 31 de dezembro para fazer a adesão ao Cadastro Rural Ambiental (CAR) para que possam garantir os benefícios do Programa...

Força Federal fará segurança de três municípios durante a votação do segundo turno

As cidades de Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Caucaia (CE) terão o reforço da Força Federal no segundo turno das eleições no próximo domingo...