Capixaba de Nova Venécia lidera campeonato de off-road nos Estados Unidos

Julio Lubiana é uma dos grandes destaques do campeonato, que reúne cerca de 2,5 mil pilotos, em provas com enorme grau de dificuldade

 

O veneciano Julio Lubiana, 33 anos, está mandando muito bem nas corridas de off-road, nos Estados Unidos, onde lidera o 47° Grand National Cross Country 2021 (GNCC). A reportagem especial é de Cintia Zaché, da Rede Notícia.

Estando em primeiro lugar na categoria Vet C 30+, o piloto vem demonstrando habilidade e segurança nas provas.

“Cada rodada tem um tracking (percurso) diferente. E a cada volta é um desafio. O grau de dificuldade aumenta, pois tem muitos atoleiros. Então, se você pega uma linha errada, atola e fica difícil tirar a moto, correndo o risco de perder a prova, que tem duração em média de duas horas”, explica.

Tendo 13 rodadas ao total no campeonato, Júlio pontuou pela última vez com sua KTM 250 cilindradas, em Society Hill, na Carolina do Sul, pela quarta rodada, neste último domingo (28). “Treino todos os dias a parte física em casa, e os treinos de moto acontecem uma vez por semana”, fala.

Na prova, a média é de 2,5 mil pilotos participando. Já na categoria do veneciano, cerca de 35 motos concorrem às colocações. O percurso é de 10 a 12 milhas, com cerca de 20 quilômetros, em terrenos variados, incluindo colinas, bosques, lama, terra, rochas e seções de motocross. “Estou muito feliz. Estou vivendo um sonho de criança. Sonhava em ser piloto profissional, mas não tinha condições financeiras suficientes para me tornar um, já que o esporte é caro. Estou me sentindo realizado, relata.
Nas rodadas, Julio ficou em primeiro lugar em duas delas, que foram a segunda e na quarta rodada. Já na primeira e terceira rodada, o atleta ficou em terceiro lugar e segundo, respectivamente.

Morando há quatro anos no EUA, Julio é casado com a também veneciana, Paula Araújo Lubiana, com quem tem uma filha de 19 meses, a Julia, e o enteado, Guilherme de 11 anos. O piloto é filho de Iraci Celia Araújo e Telmo Lubiana. Já a Paula é filha da Gracinha Arruda e Jose Carlos de Oliveira.

Para as competições, o veneciano conta sempre com um amuleto de sorte, a família sempre vai junto, é o que conta a esposa. “Moramos em Massachusetts e o campeonato acontece em locais distantes, como por exemplo, South Carolina, Flórida, Ohio, West Virginia, Indiana, Georgia, Pennsylvania. Tudo muito longe da nossa casa, cerca de 2,6 mil quilômetros, o que geralmente fazemos em 40 horas de viagem ida e volta”, explica Paula.

O Grand National Cross Country conta com pilotos da América Central, América do Sul, Europa, Japão, Austrália e Nova Zelândia. Para quem quiser conferir o Júlio pilotando, o GNCC Racing é transmitido ao vivo pela RacerTV.com. A próxima rodada acontece no dia 17 de abril, na cidade de Union, South Carolina.

O que é Grand National Cross Country
Um campeonato amador, a Grand National Cross Country Series, apresentada pela Specialized, é a principal série de corridas off-road do mundo. A temporada de 2021 marca o 47º ano do campeonato GNCC Racing. Foi fundado em 1975, apresentando o campeonato de 13 rodadas, e sendo produzido exclusivamente pela Racer Productions. A corrida de cross-country é um dos esportes mais exigentes fisicamente do mundo.

 

Julio Lubiana ficou em primeiro lugar entre as quatro etapas que já aconteceram no campeonato

 

Com a esposa, Paula Araújo Lubiana, a filha, Julia, e o enteado, Guilherme, Julio Lubiana viaja cerca de 2,6 mil quilômetros para competir

 


Leia mais

Leia também