Veneciana se destaca como pastora nos Estados Unidos

» Marierts e o marido, Jean, são pastores nos EUA

Formada na Escola de Teologia da Universidade de Boston, Marierts Frasson Silva é filha de Maria Bueno, ex-proprietária da Loja Magazine Modas, que funcionava na Avenida Vitória na década de 1980

A veneciana Marierts Frasson Silva, 52 anos, mora há 24 anos nos Estados Unidos, na cidade de Danvers, no Estado de Massachusetts, local onde exerce a profissão de pastora, da Igreja Revival Church For The Nations, de denominação Evangélica. Outra formação da veneciana e que exerce também no País norte americano, é de técnica de enfermagem.
Para se tornar pastora, Marierts se formou na Escola de Teologia da Universidade de Boston, a Boston Theological Seminary e Gordon Conwell Theological Seminary.

Com duas filhas (uma delas do primeiro casamento com o policial Moysés Mota), e dois netos, casada há 29 anos com o psicanalista e pastor, Jean Fernandes de Oliveira e Silva, Marierts tem um trabalho em que se orgulha, destinado para pessoas carentes, chamado “Projeto Emmanuel”. “Ofertamos alimentos para cerca de120 famílias toda semana. Este é um presente que Deus colocou em meu coração e amo o que faço”, diz.

Marierts é filha de Maria Bueno (in memória) e Kiabão Zaché (in memória). A mãe tinha uma loja de referência em roupas femininas e masculinas, na Avenida Vitória, em Nova Venécia, a Magazine Modas, na década de 1980. “Tenho muita saudade das meninas que trabalhavam na loja, a Iolanda, Lemoa Calegari, Marli, Nair e tantas outras que trabalharam na loja. Que saudades!”, fala.

» Maria Bueno, ex-proprietária da Loja Magazine Modas

De acordo com a pastora, o que mais a deixa satisfeita nos EUA é a segurança e a saúde do país, e o que mais a deixa triste, é o racismo. Entre as dificuldades que encontrou ao chegar por lá, foi na adaptação. “Não tinham muitos brasileiros por aqui. Acesso a um programa brasileiro na televisão também não, íamos até a cidade de Somerville e locávamos a fita de vídeo com toda a programação da semana, da Rede Globo. Hoje temos acesso a todos os canais brasileiros. A comida brasileira, isso era difícil encontrar. Para fazer uma ligação para o Brasil, era com o cartão telefônico no orelhão ou cartão com senha no telefone fixo. As ligações eram muito caras”, explica.

Mariets tem dois irmãos, Denerson e Ertzon, mais conhecido na época como Tizon, os dois também moram nos EUA. A família foi embora de Nova Venécia em 1987, época em que Kiabão montou serraria em Paragominas, no Pará.

Já para os Estados Unidos, a pastora foi embora devido às dificuldades que a família enfrentou com a chegada do plano econômico Brasil Novo, popularizado como Plano Collor, onde entre as medidas, foi o bloqueio do dinheiro de contas bancárias dos brasileiros.

Com 30 anos que não visita Nova Venécia, Mariets diz que sente saudades da família e amigos. “A família Callegari, Boldrini, professora Sônia Pillon, Mariza Carvalho e o cunhado Edinho, que vendia bala no cinema, dona Selma, Kézya, Maria José, Samyra (filha de João Balaio), Heloísa Lubiana, família Mota, família Pianna, Dora, Fernando e muitos mais outros. Tenho saudade também do agnoline da tia Laudir, minha boca até saliva de vontade de comer”, conta aos risos.

Já ao Brasil, Mariets relata que por enquanto não pretende vir embora. “Agora não, porque tenho que cumprir todas as coisas que Deus me deu para fazer. Mas um dia sim. Amo esse lugar, País lindo, pessoas amorosas e alegres, que aonde chegam são bem vistas, e conhecidos como povo trabalhador”, finaliza.

Fonte: Cintia Zaché / redenoticiaes

Leia mais

Primeiro repasse de outubro do Fundo de Participação dos Municípios tem aumento de 26%

No dia 9 de outubro, municípios recebem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) o primeiro repasse do mês. Segundo a Secretaria do Tesouro...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sul do país tem previsão de chuvas isoladas nesta quarta-feira (21)

Nesta quarta-feira (21), a chuva deve continuar entre o norte e leste dos três estados da região Sul do país. Contudo, segundo os meteorologistas,...

Leia também

Pela 10ª vez em 8 meses, preço do gás sobe no Espírito Santo e botija pode chegar a R$ 88

  Pela décima vez em menos de oito meses, o preço do gás de cozinha passará por um novo reajuste no Espírito Santo. Com o...

Senado aprova priorização da vacina contra Covid-19 para grupo de risco

Os senadores aprovaram uma definição de população prioritária que deve ser vacinada contra Covid-19 no primeiro momento em que o imunizante chegar ao Brasil....