Vendas mais seguras com gerenciador de pagamentos por Pix • SiteBarra

Vendas mais seguras com gerenciador de pagamentos por Pix

Quem trabalha no comércio sabe que os golpes e as fraudes são desafios a serem driblados no dia a dia. Para contornar essas situações e checar se o pagamento realmente foi efetuado por meio do Pix, o Sicoob disponibiliza para seus cooperados uma ferramenta para tornar as transações mais seguras.

Agora, os lojistas podem acompanhar os recebimentos em outro ambiente que não seja o extrato da sua conta corrente. Assim, é possível que um caixa de loja ou funcionário, devidamente cadastrado, confira se o pagamento caiu na conta da loja, mesmo sem ser o titular da conta.

“Na maioria das instituições, para que o usuário acompanhe o recebimento das transações Pix é necessário acessar diretamente o extrato da conta corrente. Pelo Sicoob, o lojista consegue acompanhar o recebimento sem ter que entrar na conta. Isso possibilita que outros funcionários sejam cadastrados e confiram o pagamento. É uma proteção a mais para o empreendedor”, destaca Ricardo Romualdo, gerente de tecnologia e produtos digitais do Sicoob Central ES.

As informações de pagamento podem ser acompanhadas tanto pelo aplicativo do Sicoob como pelo internet banking, para quem acessa pelo computador.

Outra funcionalidade oferecida pelo sistema financeiro cooperativo é a possibilidade de criar um QR Code exclusivo para funcionários. “Assim, o lojista ou gerente pode acompanhar a venda de cada um dos funcionários. Neste final de ano, é uma ótima solução para pequenas empresas”, destaca Romualdo.

No Sicoob, o Pix ainda é totalmente gratuito. Além disso, todas as transações são processadas com a máxima segurança.

Pix Saque e Pix Troco disponíveis neste mês

Uma das novidades que começaram a funcionar ainda neste mês são o Pix Saque e o Pix Troco. A partir do dia 29, os cooperados do Sicoob ES poderão sacar dinheiro de suas contas em padarias, supermercados e outras lojas conveniadas.

Para fazer o saque pela ferramenta, será necessário apenas que o cliente envie um Pix para o estabelecimento, em dinâmica similar a de um Pix normal, a partir da leitura de um QR Code. A loja, então, repassará o valor integral do Pix em dinheiro para o cliente.

No Pix Troco, a dinâmica é parecida. O cliente faz uma compra, paga com Pix, mas num valor superior ao das mercadorias ou serviços. O estabelecimento devolve em dinheiro o valor excedido.

Nos próximos anos, o Banco Central tem planos de que a ferramenta de transferência instantânea de recursos seja utilizada para transações internacionais e até mesmo sem o uso de internet.

Saiba mais sobre o PIX

O Pix é uma forma mais rápida, segura, econômica e prática de fazer transações. Você pode pagar, receber e transferir dinheiro em segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, o ano todo, para qualquer banco. Sem necessidade de digitar dados sobre contas correntes, CNPJ, nem aguardar compensação.

O que é a chave Pix?

  • É a identificação da sua conta na sua instituição financeira. É uma espécie de apelido para os seus dados bancários.
  • Ao invés de informar número e nome do banco, número da agência, tipo e número da conta e número do seu CPF ou CNPJ, você só informa a sua Chave Pix.
  • O uso da Chave não é obrigatório para receber ou realizar um pagamento instantâneo.
  • É possível efetuar transferências pelo Pix informando todos os dados do favorecido, como ocorre atualmente em relação a Docs e Teds.

Como cadastrá-la?

  • É feito por meio do aplicativo – APP Sicoob – e pelo Internet Banking
  • Caso tenha feito o registro da sua Chave Pix usando o seu celular ou e-mail, será preciso corfirmá-la por meio de um token que será enviado por SMS ou e-mail. Se cadastrar o CPF ou chave aleatória, não é necessário a confirmação via token.
  • É possível cadastrar até 5 Chaves Pix para pessoas físicas utilizando usando número de celular, endereço de e-mail, CPF, CNPJ ou chave aleatória.

Como utilizar gerenciador de pagamentos?

  • Basta acessar o aplicativo ou o site www.sicoobes.com.br e ir ao menu “Para Sua Empresas”.
  • Então, vá em Pix, gerenciador de recebimentos e cadastre quem deseja que tenha acesso aos pagamentos recebidos.