Vendas do comércio no Espírito Santo caíram quase 18% em abril, diz IBGE

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pior resultado foi no setor de tecido, vestuário e calçados.

As vendas do comércio varejista no Espírito Santo registraram em abril uma queda de 17,9% na comparação com março. A retração é reflexo do fechamento de lojas em várias cidades do estado como forma de conter a pandemia do novo coronavírus. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com abril do ano passado, a queda foi pouco menor, de 17,8%. No acumulado no ano, o setor passa a registrar queda de 2,9%. Já no acumulado nos últimos 12 meses ainda tem alta de 1,3%.

Essa retração foi a pior dos últimos 20 anos. Lojas de de tecido, vestuário e calçados foram as que mais sofreram. Dados do IBGE mostram que em abril o setor teve queda de 82,5% nas vendas em comparação ao mês de março.

O setor de livros, jornais, revistas e papelaria teve o segundo pior resultado (-72,4%), seguido do setor de móveis (-59,8%).

O isolamento social também atingiu os setores considerado essenciais. Mesmo abertos em abril, os postos de combustíveis venderam 38,2% a menos que no mês anterior.

“É um resultado preocupante, é sinal de que a gente certamente está vivendo a crise econômica mais profunda da história da economia capixaba. É ainda mais preocupante porque a gente vinha num processo lento de recuperação de empregos e é provável que com esta nova crise esse processo se acentue. Isso significa para a população, de maneira geral, um empobrecimento”, disse o economista Eduardo Reis.

Varejista ampliado

A pesquisa do IBGE mostrou ainda que no comércio varejista ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, o volume de vendas caiu 23,4% em relação a março e 28% em relação a abril do ano passado.

No setor de veículos, a queda foi de 46,6%. Mas os materiais de construção registraram aumento de 3% nas vendas.

Queda das vendas em todos os estados

As vendas do varejo caíram em abril em todas as 27 unidades da federação tanto na passagem de março para abril como no indicador interanual.

Na comparação com março, as maiores quedas foram no Amapá (-33,7%), Rondônia (-21,8%) e Ceará (-20,2%). No comércio varejista ampliado, a variação negativa também ocorreu em todo o país, com destaque para Amapá (-31,6%), Espírito Santo (-23,4%) e São Paulo (-23,3%).

De acordo com o IBGE, 28,1% das empresas pesquisadas relataram impacto em suas receitas em abril por conta das medidas de isolamento social. Em março, esse percentual era de 14,5% no mês de março.

Leia mais

Símbolo gigantesco em campo de trigo atrai atenção de curiosos na França

O aparecimento de um símbolo gigantesco em um campo de trigo tem atraído a atenção de curiosos na cidade de Vimy, no norte da França. Muita...

Ecoporanga registra segundo óbito por Coronavírus

Uma triste notícia para a cidade de Ecoporanga, o município registra o segundo óbito por coronavírus. O...

Auxílio emergencial: fiscalização de combate ao recebimento ilegal é ampliada

O Ministério da Cidadania e a Receita Federal assinaram hoje (9) um acordo para ampliar a fiscalização de combate ao recebimento ilegal do auxílio...

FGTS: calendário do saque emergencial vai de junho até novembro

No país, 60 milhões de pessoas receberão até R$ 1.045 Por Jonas Valente O pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço...

Leia também

Bebê de cinco meses morre com Covid-19 em São Mateus, ES

Doença foi confirmada por meio de um teste rápido. Secretaria de Saúde do município pediu a contraprova para o Lacen. Por Rosi Bredofw, G1 ES A...

Espírito Santo chega a 3.545 mortes e 131.490 casos confirmados de Covid-19

O Espírito Santo registrou, até esta quarta-feira (30), 3.545 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 131.490. O índice de letalidade...

Nova Política Nacional de Educação Especial é lançada em Brasília

Nova PNEE foi ampliada trazendo uma perspectiva equitativa ao longo da vida. Foto: José Cruz / Agência Brasil A nova Política Nacional de Educação Especial...

Empresa vencedora de leilão deverá universalizar o abastecimento de água a 13 cidades de Alagoas

Devem ser investidos R$ 2,6 bilhões em infraestrutura de saneamento básico ao longo de 35 anos de contrato Com a meta de universalizar o abastecimento...