
Confira dicas para conservar frutas, legumes e verduras no calor
Verão tem tudo a ver com frutas e legumes frescos: coloridos, refrescantes e saborosos. Mas com o calorão que tomou conta do Espírito Santo nesta estação, é bom tomar muito cuidado. Isso porque os alimentos tendem a estragar muito mais rápido. A reportagem é de Carol Monteiro e Ana Elisa Bassi, da TV Gazeta.
O comerciante Paulo Eduardo Volkers sabe que nesta época, os vegetais não resistem mesmo ao calor. Para evitar a perda e o prejuízo, ele já se organiza e passa a comprar em menor quantidade, mas com maior frequência.
“Nesse período do ano a perda de hortaliças aumenta em cerca de 30%. Como o Ceasa é próximo, a gente faz compra diariamente para evitar a perda e também manter a qualidade”, disse.
Se tem uma coisa que a feirante Cláudia Maria Flor entende é de fruta. Além daquelas já conhecidas por estragarem rápido nesta estação, como o morango por exemplo, ela citou outras que também precisam ser rapidamente consumidas.
“Goiaba, por incrível que pareça, maracujá, abacaxi, manga amadurece demais. A pessoa compra o maracujá para fazer o suco. Não vai usar ele todo, tira a polpa e guarda, congela que aí não estraga”, explicou.
Para evitar o desperdício de comida e de dinheiro, a auxiliar de serviços gerais Eliane Cratz tem comprado bem menos no verão, apenas o suficiente pra consumo rápido, além de escolher frutas menos maduras.
“Para dar mais tempo dela ir amadurecendo devagar e a gente aproveita mais os alimentos. Não está dando para estragar nada né? Está tudo muito caro e difícil. Tem que economizar”, contou.

Confira dicas para conservar frutas, legumes e verduras no calor
A nutricionista Samanda Sandrini disse que o planejamento e a conservação dos alimentos são importantes para evitar perdas.
“Planejar o que será consumido durante a semana porque aí você compra exatamente o que vai precisar e a segunda dica é ter atenção ao armazenamento porque alguns alimentos podem e devem ir para a geladeira e outros não porque isso vai alterar a cor , o sabor e a textura do alimento “, orientou.
Outra dica é congelar alguns alimentos, pois isso vai evitar perdas e também gerar economia para o consumidor.
Além dessas recomendações, a nutricionista chamou a atenção para alguns equívocos comuns, como guardar os tomates na geladeira.
“O ideal é que ele seja colocado fora da geladeira, Tanto a cebola, o alho e a batata precisam ficar fora da geladeira, mas eles não podem ficar juntos porque um vai acabar acelerando o processo de conservação deles”, explicou.

Confira dicas para conservar frutas, legumes e verduras no calor
Além do calor, existem outros fatores que aceleram o amadurecimento dos alimentos. É o caso do gás etileno, presente nas frutas e legumes. Ele é especialmente emitido por frutas como banana, maçã e abacaxi, e é responsável por reduzir consideravelmente o tempo de durabilidade dos produtos.
Mas, segundo a nutricionista , os efeitos do etileno não são de todo mal. O gás, que não faz mal a saúde, pode ajudar a madurar outros alimentos que demoram um pouco mais para chegar no ponto.
Um exemplo é o abacate. Se colocado na fruteira juntamente com a banana e a maçã, por exemplo, por conta do gás, ele vai acabar amadurecendo mais rápido.
Como minimizar as perdas:
- Planeje o que será consumido em até uma semana
- Retire as partes machucadas dos alimentos antes de armazenar, pois as bactérias podem se espalhar para outros alimentos
- Congele sempre que possível
- Fique atento aos alimentos que emitem gás etileno: banana, abacate, tomate, pimentão, abacaxi, maça, mamão, manga, etc. Eles devem ser armazenados longe de alimentos mais sensíveis como batatas, folhas, cenoura, brócolis e pepino
Alimentos que devem ser armazenados na geladeira:
- Abacate, abacaxi, manga, melancia e morangos maduros
- Cenoura e abobrinha devem ser guardados em recipientes fechados
- Folhas frescas, devem ser higienizadas e secas e depois guardas em potes fechados e com papel toalha na gaveta da geladeira
Alimentos que podem ser guardados na fruteira:
- Maça e pera
- Bananas, em uma área separada devido a liberação do gás etileno
- Pimentões
- Tomates devem ser guardados de cabeça para baixo e fora da geladeira para manter o sabor e textura
- Frutas cítricas (laranja, limão, etc)
- Cebolas e alhos (guardar em local arejado e com pouca luz)
- Batatas devem ser guardadas fora da geladeira (o frio altera o amido da batata e interfere na cor, sabor e textura), em local arejado, com pouca luz e separadas das cebolas