Vacinação para idosos acima de 60 anos começa em abril, diz secretário

Os idosos acima de 60 anos devem começar a ser vacinados contra a Covid-19 em abril, segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (12). A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) era de que a vacinação desse grupo começasse ainda neste mês, mas a chance ficou pequena pois não há certeza de que o Espírito Santo receberá as doses necessárias.

Ainda segundo Fernandes, “adultos com mais de 30 anos serão vacinados neste semestre”. Na segunda (8), o secretário afirmou que a ideia é antecipar etapas do Plano Nacional de Imunização (PNI).

De acordo com ele, em um primeiro momento que essas doses forem adquiridas pelo Estado, grupos que estão previstos para serem vacinados mais a frente no PNI serão contemplados e podem ser antecipadas etapas.

Nesta sexta, o secretário destacou que há uma “quantidade proporcional de jovens adultos internados e predomínio de pacientes com mais de 60 anos e pacientes com comorbidades”.

De acordo com ele, essa tendência pode mudar conforme o avanço da vacinação e a mudança do perfil da doença já observada no Brasil, que é o aumento na contaminação da população jovem adulta.

Informações: tribunaonline

Leia mais

Leia também