Vacinação contra gripe no Espírito Santo: veja locais, calendário e público-alvo

 

A campanha de vacinação contra gripe em 2021 começa começa a partir desta segunda-feira (12) e vai até o dia 9 de julho. No Espírito Santo, cerca de 1,5 milhão de pessoas integram o público-alvo.

A imunização contra o vírus da influenza ocorre todo ano e, independente da vacina de Covid-19, deverá ocorrer normalmente para que se evite internações e mortes em decorrência de complicações da gripe.

Em anos anteriores, a vacinação de gripe iniciava-se pelos idosos. Isso vai mudar em 2021, pois os primeiros a receberem as doses serão crianças, grávidas, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde, por orientação do Ministério da Saúde.

A vacinação da gripe está dividida em três fases, conforme o público-alvo:

Primeira fase: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde. O estado tem 471.548 pessoas desse grupo.

Segunda fase: idosos de 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas.

Terceira fase: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento; forças armadas, caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em unidades socioeducativas e população privada de liberdade.

Leia mais

Leia também